Pular para o conteúdo principal

Porque incluir é necessário?

Para Pensar!
Porque incluir é necessário?
        A sociedade pós moderna foi formada através da experiência de nossos antepassados, há muito anos  atrás ,assim, observando a sociedade antiga da Grécia observamos que : Existia uma  valorização da religião, do mito, da crendice , assim , tal sociedade era totalmente exclusivista,ou seja , a inclusão naquela época era algo impensável. Pois, segundo fustel, " a sociedade Grega era fundamentada na família , tudo girava em relação à família, desta forma, a religião ,ponto fundamental , era uma religião familiar, onde , os mortos da família , eram transformados em deuses da família , assim, os vivos da  família  eram obrigados  a cultuarem  seus  mortos , no altar da família. Este  fato, fazia da família um clã isolado sem comunicação com as  outras famílias.
          Mas, a sociedade  humana foi evoluindo , assim, os mitos, as crendices, o poder da religião , que eram utilizados  com fator decisivo , foram gradativamente preteridos , e a busca por um processo racional para compreender  e explicar o porquê das coisas  foi cada vez mais ampliado.Tal fato, foi quebrando tabus,crendices , preconceitos ,  ao longo da história da humanidade ,por isso ,observamos a vitória  da inteligência, do conhecimento.Por exemplo, Galileu negou peremptoriamente que a terra era o centro do universo, que o sol girava em volta da terra; afirmando que era a terra que girava em volta do sol.A teoria heliocêntrico prevaleceu ,  derrubando a teoria geocêntrico de  Cláudio Ptolomeu, mas Galileu quase pagou com à  vida, foi obrigado a negar  sua teoria, contudo, o conhecimento venceu ,pois, Copérnico provou que a terra girava em volta do sol.Portanto, ao longo da história universal  houve  um processo de inclusão do conhecimento e eliminação da superstição.
            Atualmente, com  o imenso avanço da tecnologia , da informação  , que permitem  a qualquer pessoa  o acesso rápido e direto ao  conhecimento,pois, basta abrir um computador e acessar  a internet , que  todo conhecimento  torna-se disponível, através de videos aulas, de ebooks,filmes, documentários, debates, enfim a informação foi incluída  a sociedade moderna, porque atualmente  qualquer pessoa tem plena condição de acessar a internet, isto é m fato da sociedade nossa sociedade .Todavia, apesar da inclusão tecnológica  a sociedade  contemporânea necessita realizar  um amplo processo de inclusão  das minorias , mas que tal inclusão seja evidentemente verdadeira, não seja apenas um mero processo de faz de contas. Logo, surge a pergunta,  quais as minorias que a sociedade contemporânea  necessita incluir? Primeiro necessita  incluir  as pessoas que vivem em extrema pobreza sem acesso à informação , sem acesso à  alimentação, segundo incluir os deficientes , visuais, auditivos, os paraplégicos, tetraplégicos, os deficientes cognitivos  em geral, etc. por último  incluir os viciados em drogas leves e pesadas , e as demais minorias. 
            Mas, como realizar tal processo\de inclusão? O primeiro espaço de inclusão  é  a educação  formal, assim, a criança deve ser ensinada  a respeitar  os diferentes, apoiar com  respeito  quem padece de qualquer deficiência, ou seja, a escola deve buscar , não apenas adestrar , transmitir conhecimento.O segundo espaço deve evidentemente ser gerado pelo  governo , com programas inteligentes de inclusão social, inclusão cultural, inclusão física criando acesso aos deficientes aos locais públicos,  pois em nosso país  o deficiente é colocado  à margem, devido a imensa dificuldade de acesso físico  nas ruas, avenidas, pois, rampas  para cadeirante é escasso , tal fato  é uma constante em nossas cidades ,assim, o  de acesso  ao cadeirante, em teatro, estádio de futebol, lojas, hospitais, ´´e um imenso sacrifício.Portanto,para chamar atenção da sociedade o músico do paralama do sucesso, Herbert  Vianna em sua música ,afirmou: " Em cima destas rodas bate um coração", mas ,os deficientes anônimos  são  evidentemente  segregados da sociedade ,até por falta  de condições  de mobilidade urbana .Desta forma, incluir é  além de respeitar , aceitar, acolher, é dotar a cidade com acesso adequado aos deficientes.
           Contudo , não podemos  deixar de reconhecer  a importância ,no processo de inclusão ,a participação direta da sociedade, através dos grupos de mútua ajuda, como o Alcoólicos Anônimos, Devedores Anônimos, CCA comedores compulsivos anônimos, grupos de pessoas soro positivo, etc. Outro aspecto  da inclusão promovida pela sociedade é o trabalho voluntário , o voluntariado  realiza um papel fundamental para o melhoramento da sociedade. Assim, em nossa época plena de informação , de oportunidades , torna-se inconcebível  a ação preconceituosa, exclusivista produzidas  por fundamentalistas religiosos e políticos ,pois, vivemos a época da histórica da informação e da inclusão. Assim a pergunta , porque incluir ? Porque hoje  sem sombra de dúvidas podemos afirmar que o conhecimento venceu  o preconceito, a luz superou as trevas , venceu   a  ignorância.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios