Pular para o conteúdo principal

Alienação , o que será?

Para Pensar!
Alienação , o que será?
     Alienação é um termo com múltiplos significados , variando desde a transferência de um bem , ou propriedade para outra pessoa; Mas, para o senso comum alienação é a incapacidade do indivíduo  de pensar por si , de agir por si, enfim um estado de dependência intelectual e emocional. Assim, abordarei  o tema buscando demonstrar que alguns fatores sociais têm uma imensa capacidade alienante ,estes fatores são: Torcedor de futebol, religião, política, preconceitos sociais , dependência afetiva, codependência, etc.

      Assim, observando a pequena relação de fatores alienantes ,comecei com o torcedor de time de futebol ,mas pode ser aplicado para qualquer torcedor. Mas, prefiro usar o exemplo do torcedor de futebol ,pois, ao longo do tempo, tenho observado cenas absurdas indignas de seres dito civilizados , mas, o intrigante é que pessoas aparentemente inteligentes, em um estadio de futebol perdem  a sanidade, perdem a capacidade de avaliação , perdem o sentido de humanidade , e agem  de forma absurda , estúpida ,portanto  cito como exemplo dois casos bastantes atuais : O primeiro caso,  um torcedor espanhol  durante uma partida de futebol jogou uma banana para desmoralizar um jogador do adversário , chamando-o de macaco, tal fato  denuncia racismo , preconceito racial, mas denuncia mesmo que tal individuo alienado pela emoção , alienado pela ideia de que os adversários são inimigos , perdeu o senso crítico , e inoportunamente atirou a banana , tal fato teve consequências nefastas para o torcedor alienado, pois perdeu o emprego , e responderá processo , e poderá ser condenado até três anos de cadeia.O segundo bem mais grave ocorreu no Brasil , no estado de Pernambuco na cidade de recife , assim após uma partida de futebol da série  um torcedor atirou um aparelho sanitário, matando uma pessoa e ferindo mais duas pessoas. Tal fato parece estarrecedor , mas é comum nos campos de futebol do mundo inteiro. Mas, o que leva uma pessoa a atirar  um aparelho sanitário em outras pessoas? Alienação provocada pelo fanatismo que impede  o torcedor de capacidade de avaliação , agindo  de forma insana , raivosamente perde a capacidade de ser um ente humano racional.
      Mas, a religião também é um fator de profunda alienação , e ao longo da história da humanidade crimes  hediondos são perpetrados contra pessoas , só porque acreditam em uma forma  de deus diferente, Montaigne , o grande filósofo , Francês em um de seus ensaios relata um crime absurdo , eis Sua  narração: Montaigne  salienta que em sua cidade presenciou uma guerra  entre católicos e protestantes  , e narra  que  um casal  de protestantes  quando começou a guerra  viu sua casa invadida , o homem foi logo assassinado , mas, a mulher consegiu pular para casa vizinha , mas  infelizmente ,para ela, o  vizinho entregou a mulher a turba raivosa , a mulher foi assassinada esquartejada ,  esta barbaridade era justificada apenas pela fé  diferente. Esta turba, agiu insanamente, alienada pela força religiosa, assim perderam a capacidade racional. 
       Contudo , a política , a ideologia política é escravizante, alienante  pois  adversários políticos são assassinados, torturados , apenas por ousarem  pensar diferente , mas  dia a dia   ,ocorre crimes por motivação política .
        Desta forma , não tenho dúvidas de que alienação é um processo que permite a prática de crimes hediondos , pois, o alienado perde a capacidade de avaliação, assim, sem pensar, sem liberdade  de julgamento de cada situação , o alienado age como um louco, e causa imenso prejuízo  a humanidade. Mas, como a pessoa pode evitar a alienação em sua vida? Só através do processo de auto  consciência, de auto conhecimento, aliado a uma atenção principalmente em situações de forte teor emocional. Além da firme determinação de jamais compactuar com preconceitos, com fanatismos , fundamentalismo seja de forma for. Portanto agindo desta forma com persistência  o processo alienante pode ser evitado , mas caso não ocorra tais cuidados qualquer pessoa pode ser envolvido  por um processo alienante , e cometer crimes absurdos ,saliento que diariamente a alienação causa imenso prejuízo a humanidade.

Comentários

  1. com tudo isso, posso dizer somente que... todo sistema esta falido. é o fim de tudo que conhecemos como verdade, pois tudo não passa de uma eterna mentira que criamos. sendo assim, esta chegando hora de tudo isso acabar. pois é a grande transformação de que necessitamos... fim do estado laico e fim do estado religioso(religião) para acabar de vez com todo mentira que escraviza o ser humano. então chegou a hora Brasil e planeta terra. 2014.0002

    ResponderExcluir
  2. Obrigado ,amigo por sua participação em nosso blog, mas, n que concerne a seu comentário que apenas salientar que basta a pessoa entender o processo e buscar tornar-se sempre auto consciente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios