Pular para o conteúdo principal

Platão e Sócrates duas éticas,o agente acrático e a teoria intelectualista !

Para  Pensar!
Platão e Sócrates duas éticas,o agente acrático e a teoria intelectualista !
       Platão(428 /427 a 348/347 A.C)e Sócrates ( 469 a 399 A.C) são dois filósofos  fundamentais para filosofia antiga e moderna ,pois, são considerados os criadores da filosofia ,contudo,   a ordem  cronológica está alterada pois Platão foi discípulo de Sócrates , portanto, mais novo que Sócrates, mas ,  Sócrates nada escreveu , assim, toda informação da trajetória de Sócrates foi repassada através de Platão que utilizou seu mestre como um constante personagem em seus diálogos, principalmente da primeira fase e da fase intermediária, por esta razão coloquei Platão em primeiro lugar, pois há quem diga que Sócrates foi apenas um personagem de Platão ,portanto, não existiu, fato que não acredito. 
      Todavia , apesar da imensa devoção  de Platão por Sócrates ,notabilizada em sua obra apologia de Sócrates, que narra o julgamento do filósofo , sua condenação e execução ,existia concepções diferentes entre eles, principalmente no campo da ética, que narra os costumes do povo Grego.Mas, que divergências são estas? Para Platão quando uma pessoa cedia diante de uma paixão e mudava de comportamento, tal queda, se dava por um processo de akrasia, ou seja , de um agente acrático, que definia tal queda por uma fraqueza de caráter, uma debilidade da vontade  que permitia a capitulação diante do desejo, do prazer, fogo da paixão. 
        Mas, para Sócrates a capitulação diante do desejo, do prazer , se dava não por causa da akrasia , mas por causa de um processo de cunho intelectual, ou seja, a razão encontrava  justificativas   para que a pessoa cedesse ao desejo, assim ,Sócrates salientava  apenas um processo mental que justificava o erro, seria , algo parecido ao que Sartre ,em meados do século XX\, em seu  tratado de ontologia, denominado O Ser e o Nada, definiu como má fé , que é  o processo mental de justificar o erro, negar a falha, eliminando a culpa. Então ,fica  evidenciado a principal diferença na visão ética de Platão e Sócrates, pois enquanto Platão seguiu o caminho da fragilidade da vontade, do caráter, Sócrates seguiu a ideia da racionalização, processo racional que justifica a mudança de comportamento. Mas, quem está com a razão Platão ou Sócrates?Em nossa época denominada de  pós moderna , prepondera a visão platônica ,ou seja, a ideia da fraqueza de caráter, como responsável maior pela mudança de comportamento diante de uma paixão , um forte desejo. Pois, segundo Sartre :" Todo homem é condenado a ser livre". Portanto, como um ser livre , só  ele é responsável  pelo que faz de sua vida , mais ninguém. Assim, na minha visão  realista  sobre a divergência  de visão porque uma pessoa fraqueja diante  uma paixão mudando o comportamento, é que Platão foi mais fundo ao salientar a fraqueza  de caráter, a incapacidade interior de uma pessoa resistir uma paixão , enquanto Sócrates apenas descreveu um processo de racionalização , justificativa intelectual , que acredito, serve apenas como justificativa do erro, da queda. No entanto, mesmo não concordando com muito aspectos destes filósofos , principalmente a teoria da forma de Platão , saliento ambos foram fundamentais para todo pensamento moderno, e continua sendo importante em nossa época.

Meus agradecimentos ao  Filósofo  Paulo Chiraldelli por sua excelente video aula  denominado : A ética em Sócrates e Platão.

Comentários

  1. O seu texto é bom, mas essa fonte vermelha é muito agressiva aos olhos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Danilo por sua participação, mudarei a cor do texto.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Danilo por sua participação, mudarei a cor do texto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios