PARA PENSAR!
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA COMPREENSÃO DO MUNDO ,DA VIDA!
Sabemos que a leitura é fundamental para que a pessoa desenvolva um processo mágico maravilhoso de compreensão do mundo ,do homem em relação, pois, sem conhecimento, sem informação , o ente humano ficará isolado , permanecerá na mais completa alienação mental e social.Portanto torna-se-á fundamental que as crianças sejam estimuladas na arte da leitura e de sua compreensão, haja vista, não adiantar muito apenas o ser humano decodificar os símbolos escritos ,mas não entender a mensagem objetiva e subjetiva do tema lido.Eis o enorme desafio da pedagogia moderna: "Ensinar à criança a arte de ler e entender ,assimilar todos contextos inseridos neste processo." Logo, fica evidenciado dois desafios : Ensinar o jovem a leitura, isto é , entender cada signo e sua mensagem denotativa; Compreender a subjetividade de cada texto lido, isto é, seu aspecto conotativo; Assim, para que um processo de alfabetização seja concluído é fundamental que o aluno domine plenamente os dois processos , ou seja , compreenda o que leu plenamente.
Contudo , apesar de parecer simples tal processo de alfabetização .Na prática este processo,está pleno de enormes obstáculos principalmente porque, geralmente o processo educacional ,priorizou o processo mecânico de compreender a palavra, compreender a estrutura de cada frase, compreender os aspectos evidentes do tema .Assim, devido a este processo superficial de ministrar o ensino ocorre que as criança são adestradas, treinadas na parte mais superficial da linguagem , e como a linguagem é o processo fundamental da expressividade humana , fica evidenciado que não compreendê-la é o mesmo que ser colocado à margem da interação social , eliminando da pessoa as possibilidades mágicas do entendimento da vida, do mundo em seus aspectos fascinantes.
Não obstante, a importância da capacidade de ler e entender o que se leu, tal processo é bastante minimizado no processo educacional, porque as estatísticas além de superficiais auferem medições equivocadas , superficiais , porque geralmente se avaliam apenas o quantitativo de pessoas que desenvolvem, que desenvolveram habilidade de decodificação das letras , símbolos , mas não pesquisam se tais pessoas entendem o que leem . Portanto, fica a pergunta: De que adianta o entendimento de letras , de frases, no seu sentido mais superficial?Realmente vale muito pouco tal entendimento , pois, é o mesmo que nada . Assim nas estatísticas do Brasil mais de noventa porcento da população é alfabetizada, mas , setenta porcento da população dos jovens brasileiros são analfabetos funcionais, ou seja, não entendem o que leem.. .Portanto, perguntamos: De que adianta saber "ler" e não entender o que leu? Na nossa visão é o mesmo que nada , porque a pessoa permanecerá na mais profunda obscuridade intelectual.... Contudo, para os políticos , notadamente os brasileiros , o que importa é manter o povo na mais profunda alienação intelectual, para perpetuar todo processo de corrupção, de descaso social que perdura em nosso país . Todavia, o Brasil ocupa a oitava posição na economia mundial , e é detentor de um PIB- produto interno bruto, superior a trilhão de reais,fato que torna deplorável tal contexto educacional.
Desta forma, salientamos que educação fundamental deveria primordialmente ensinar a arte da compreensão da leitura,haja vista, que quem entende o que ler , poderá se auto desenvolver , aprender, crescer em todos os aspectos . Assim, defendemos explicitamente que o fundamental é o entendimento da leitura pelo menos em um idioma ,pois sem tal capacidade ,a pessoa jamais entenderá os sutis jogos da linguagem.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA COMPREENSÃO DO MUNDO ,DA VIDA!
Sabemos que a leitura é fundamental para que a pessoa desenvolva um processo mágico maravilhoso de compreensão do mundo ,do homem em relação, pois, sem conhecimento, sem informação , o ente humano ficará isolado , permanecerá na mais completa alienação mental e social.Portanto torna-se-á fundamental que as crianças sejam estimuladas na arte da leitura e de sua compreensão, haja vista, não adiantar muito apenas o ser humano decodificar os símbolos escritos ,mas não entender a mensagem objetiva e subjetiva do tema lido.Eis o enorme desafio da pedagogia moderna: "Ensinar à criança a arte de ler e entender ,assimilar todos contextos inseridos neste processo." Logo, fica evidenciado dois desafios : Ensinar o jovem a leitura, isto é , entender cada signo e sua mensagem denotativa; Compreender a subjetividade de cada texto lido, isto é, seu aspecto conotativo; Assim, para que um processo de alfabetização seja concluído é fundamental que o aluno domine plenamente os dois processos , ou seja , compreenda o que leu plenamente.
Contudo , apesar de parecer simples tal processo de alfabetização .Na prática este processo,está pleno de enormes obstáculos principalmente porque, geralmente o processo educacional ,priorizou o processo mecânico de compreender a palavra, compreender a estrutura de cada frase, compreender os aspectos evidentes do tema .Assim, devido a este processo superficial de ministrar o ensino ocorre que as criança são adestradas, treinadas na parte mais superficial da linguagem , e como a linguagem é o processo fundamental da expressividade humana , fica evidenciado que não compreendê-la é o mesmo que ser colocado à margem da interação social , eliminando da pessoa as possibilidades mágicas do entendimento da vida, do mundo em seus aspectos fascinantes.
Não obstante, a importância da capacidade de ler e entender o que se leu, tal processo é bastante minimizado no processo educacional, porque as estatísticas além de superficiais auferem medições equivocadas , superficiais , porque geralmente se avaliam apenas o quantitativo de pessoas que desenvolvem, que desenvolveram habilidade de decodificação das letras , símbolos , mas não pesquisam se tais pessoas entendem o que leem . Portanto, fica a pergunta: De que adianta o entendimento de letras , de frases, no seu sentido mais superficial?Realmente vale muito pouco tal entendimento , pois, é o mesmo que nada . Assim nas estatísticas do Brasil mais de noventa porcento da população é alfabetizada, mas , setenta porcento da população dos jovens brasileiros são analfabetos funcionais, ou seja, não entendem o que leem.. .Portanto, perguntamos: De que adianta saber "ler" e não entender o que leu? Na nossa visão é o mesmo que nada , porque a pessoa permanecerá na mais profunda obscuridade intelectual.... Contudo, para os políticos , notadamente os brasileiros , o que importa é manter o povo na mais profunda alienação intelectual, para perpetuar todo processo de corrupção, de descaso social que perdura em nosso país . Todavia, o Brasil ocupa a oitava posição na economia mundial , e é detentor de um PIB- produto interno bruto, superior a trilhão de reais,fato que torna deplorável tal contexto educacional.
Desta forma, salientamos que educação fundamental deveria primordialmente ensinar a arte da compreensão da leitura,haja vista, que quem entende o que ler , poderá se auto desenvolver , aprender, crescer em todos os aspectos . Assim, defendemos explicitamente que o fundamental é o entendimento da leitura pelo menos em um idioma ,pois sem tal capacidade ,a pessoa jamais entenderá os sutis jogos da linguagem.
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