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A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA COMPREENSÃO DO MUNDO ,DA VIDA!

  PARA PENSAR!
 A IMPORTÂNCIA DA LEITURA  NA COMPREENSÃO DO MUNDO ,DA VIDA!

           Sabemos que a leitura é fundamental para que a pessoa desenvolva um processo  mágico maravilhoso de compreensão do mundo ,do homem em relação,  pois, sem conhecimento, sem informação , o ente humano ficará isolado , permanecerá na mais completa alienação mental e social.Portanto torna-se-á  fundamental que as crianças sejam estimuladas  na  arte da leitura e de sua compreensão, haja vista, não adiantar muito apenas o ser humano decodificar os símbolos escritos ,mas não entender a mensagem objetiva e subjetiva do tema lido.Eis  o enorme desafio da pedagogia moderna: "Ensinar à criança a arte de ler e entender ,assimilar todos contextos inseridos neste processo." Logo, fica evidenciado dois desafios : Ensinar o jovem a leitura, isto é , entender cada signo e sua mensagem denotativa; Compreender a subjetividade de cada texto lido, isto é, seu aspecto conotativo; Assim, para que um processo de alfabetização seja concluído é fundamental que o aluno domine plenamente os dois processos , ou seja , compreenda o que leu plenamente.
             Contudo , apesar de parecer simples  tal processo de alfabetização .Na prática  este  processo,está pleno de enormes obstáculos principalmente porque, geralmente o processo educacional ,priorizou  o  processo mecânico de compreender a palavra, compreender a estrutura de cada frase, compreender os aspectos evidentes do tema .Assim, devido a este processo superficial de ministrar o ensino ocorre que as criança são adestradas, treinadas na parte mais superficial da linguagem , e como a linguagem é o processo fundamental da expressividade humana , fica evidenciado  que não compreendê-la  é o mesmo que ser colocado à  margem da interação social , eliminando da pessoa as possibilidades mágicas do entendimento da vida, do mundo em seus aspectos fascinantes.
                    Não obstante, a importância da capacidade de ler e entender o que se leu, tal processo é bastante minimizado no processo educacional, porque as estatísticas além de superficiais auferem medições equivocadas , superficiais , porque  geralmente  se avaliam apenas o quantitativo de pessoas que desenvolvem, que desenvolveram habilidade de decodificação das letras , símbolos , mas não pesquisam se tais pessoas entendem o que leem . Portanto, fica  a pergunta: De que adianta o entendimento de letras , de frases, no seu sentido mais superficial?Realmente  vale muito pouco tal entendimento , pois,  é o mesmo que nada . Assim nas estatísticas do Brasil  mais de noventa porcento da população é alfabetizada, mas , setenta porcento da população  dos jovens brasileiros são analfabetos  funcionais, ou seja, não entendem o que leem.. .Portanto, perguntamos: De que adianta saber "ler" e não entender o que leu? Na nossa visão  é o mesmo que nada , porque a pessoa permanecerá na mais profunda obscuridade intelectual.... Contudo, para os políticos  , notadamente os brasileiros , o que importa é manter o povo na mais profunda alienação intelectual, para perpetuar todo processo de corrupção, de descaso social  que perdura em nosso país . Todavia, o Brasil ocupa   a oitava posição  na economia mundial , e é detentor de  um PIB- produto interno bruto, superior a trilhão de reais,fato que torna deplorável tal contexto educacional. 
                           Desta forma, salientamos que educação fundamental deveria  primordialmente  ensinar  a arte da compreensão da leitura,haja vista, que quem entende o que ler , poderá se auto desenvolver , aprender, crescer em todos os aspectos . Assim, defendemos  explicitamente que o fundamental é  o entendimento da leitura pelo menos em um  idioma ,pois sem tal capacidade ,a pessoa jamais entenderá os sutis jogos da linguagem.

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