Pular para o conteúdo principal

A Solução de Platão !

Para Pensar!
A Solução de Platão !
        Heráclito, (535 a 475 A.C), elaborou a teoria do fluxo,ou seja, aqui nada é permanente tudo muda,pois , a única permanência é a própria mudança .Usou uma metáfora interessante, ao afirmar que : "O homem não consegue adentrar duas vezes no mesmo rio, porque nem o homem é o  mesmo ,tampouco o rio."Mas, Parmênides ,(530 a 460,A.C) rechaçou a teoria do fluxo  de Heráclito, afirmando totalmente o contrário, ou seja, o universo é estático, só existe o ser , o não ser não existe , portanto, a mudança não existe.Assim  de acordo com Parmênides  o universo sempre existiu  , não foi criado,e não findará.
          Contudo é importante saber que estes filósofos viveram no século seis  A.C ,portanto, são pré socráticos,nesta época ainda não existia filosofia, pois, a filosofia  surgiu com Platão, (428/427 a 348/347 A.C) .Mas qual foi a saída de Platão para o impasse? Platão de forma inteligente equacionou o conflito filosófico da seguinte maneira: Criou a teoria da forma, que salienta dois mundos , sendo o primeiro o mundo do aqui, neste mundo Platão evidenciou as ideias de Heráclito , afirmando que aqui tudo é imperfeito , pois todos seres, coisas, são cópias imperfeitas  da ideia de cada coisa, Assim um cachorro  independente de raça  é uma cópia da ideia perfeita que existe no mundo das ideias,mas, é  importante a compreensão que o mundo sensível  está  dentro do tempo, logo, mutável , como Heráclito afirmou.Assim , Platão confirma que no mundo sensível  prepondera a mudança ,como Heráclito salientou. No entanto, no mundo das ideias , no mundo perfeito Platão colocou a ideia de ser de Parmênides , com a criação das formas perfeitas que são imutáveis , como Parmênides salientou. Para por em prática sua teoria Platão criou o  mundo das ideias ,fora do tempo ,portanto,
           Desta forma, Platão solucionou o primeiro conflito na história da filosofia, neste momento, não entrarei no mérito  da filosofia Platônica, mas sua inteligência  ao criar a teoria da forma, que influenciou todo pensamento ocidental até nossos dias, haja vista, que as ideias de Platão foram incorporadas ao cristianismo por Santo Agostinho , e tem quem diga que o cristianismo é apenas um platonismo para massa.Ademais, Platão com sua teoria cria a metafísica , quer quer dizer além da física,assim, com a dualidade platônica  fica evidenciado a metafísica , contudo, para explicar melhor sua teoria, Platão  cria uma metáfora filosófica  denominada   mito da caverna , uma alegoria  que demonstra que os habitantes do mundo sensível são como prisioneiros dentro de uma caverna , que são acorrentados de costa para luz , sem possibilidade  de qualquer movimento  , estes prisioneiros apenas viam o   a sombra na parede da gruta dos objetos  , mas, um dia um prisioneiro fugiu , e encontrou o verdadeiro mundo , ficou abismado , então resolve retornar para contar aos que ficaram presos , mas não foi aceito , e acabou sendo assassinado pelos companheiros de cativeiro. Portanto , esta metáfora demonstra a teoria da forma de Platão . 
          Assim, quando um cristão aceita o céu , o paraíso, está aceitando, o mundo das ideias de Platão,quando aceita que este mundo é imperfeito, um vale de lágrimas , está aceitando o mundo sensível de Platão. Mas , os cristãos criaram também a ideia de pecado,  como uma poderosa forma coercitiva, forma de controle, e criaram o inferno  que representa a imutabilidade da condenação .Portanto, mesmo não acreditando na teoria da forma de Platão, admiro sua solução  filosófica. 

Comentários

  1. Assim de acordo com Parmênides o universo sempre existiu , não foi criado,e não findará.

    PERFEITO.

    É a teoria do eterno. Que jamais poderá ser explicada. Mas pode ser vivenciada nos estados mais profundos da meditação transcendental Tibetana.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado amigo anônimo por participar de nosso blog que tem a finalidade maior de despertar o ato de pensar. Concordo , realmente Parmênides influenciou todo pensamentoocidental, pois com a criação do ser foi criado a metafísica que o pensamento cristão introduziu ao pensamento cristão.

    ResponderExcluir
  3. seiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  4. E a solução de aristoteles são duas solução num é msm ? Cadê a outra ?

    ResponderExcluir
  5. Ana Caroline fiquei muito feliz com sua participação. Platão com sua teoria da forma criou o mundo das ideias, ( mundo perfeito, das formas perfeitas) eis a primeira solução. Platão denominou o nosso mundo de mundo obscuro, imperfeito, ( mundo habitado por cópias imperfeitas das ideias perfeitas) neste mundo prepondera o devir, (mudança) eis a segunda solução. Muito obrigado por sua participação. Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios