Pular para o conteúdo principal

Por que ocorre sempre a repetição dos mesmos erros?

Para pensar!
Por que ocorre sempre a repetição dos mesmos erros?
    Ocorre tais repetições, porque os erros não são acontecimentos fortuitos ,são respostas inconscientes ao caos interior ,portanto para eliminar qualquer erro,seja: atração de parceiros abusivos,seja endividamento contumaz , seja angústias  existenciais , seja sentimento de infelicidade  arraigado, enfim todo e qualquer desafio existenciais .Assim, o que se deve realizar para eliminar de uma vez por todas os erros repetitivos?
não pretendendo oferecer uma receita pronta ,pois, seria sem valor prático ,além de representar uma invasão da soberania  individual,  não vou utilizar o  psicologismo como explicação dos problemas existenciais.Na verdade vou seguir  o caminho  da troca de experiência  ,ou seja, apresentarei como foco maior ,minhas experiências existenciais .
      O primeiro  fator é a capacidade de guardar experiências pelo homem, assim, todo abuso tem um poder destruidor fabuloso,pois além de causar  um dano imediato, causando  a perpetuação do dano, através da memória que arquiva as crenças negativas oriundas de cada abuso. Por exemplo, fui um garoto mau amado , bastante  castigado,abusado ,principalmente com declarações negativas, como : "O pau que nasce torto não tem jeito ,morre torto;só pode está faltando um parafuso na cabeça deste menino; Este menino é desajeitado, não sabe fazer nada",etc. Estas declarações sobre minha pessoa foi um caso de abuso perpetuado, pois devido ao desequilíbrio dos educadores  foi invertido a ordem natural da educação,pois,pois,  no lugar de combater  o comportamento negativo, foi atacado o ser, a pessoa, gerando crença negativas que não representam a verdade, mas torna-se  verdadeira para o  garoto ,sem defesa cognitiva. Como aconteceu comigo, passei anos acreditando que não  tinha jeito, sempre seria um ser errado, porque  no íntimo  eu acreditava que   era um erro. 
     Assim, os abusos intelectuais são devastadores ,tanto quanto os abusos físicos, ou sexuais. Desta maneira  a criança "educada" de forma agressiva, forma um falso Self , uma ideia inadequada de si mesmo, fato que elimina toda capacidade de desenvolver uma autoestima saudável, e em seu lugar é formado um  conjunto de crenças fundamentada na culpa, na certeza  de que não merece ser feliz, não merece nada de bom, que é um ser incompleto. Logo, este Self  aleijado passa a controlar   a vida da pessoa, buscando  evidências  para comprovar  que está certo, logo, inconscientemente esta pessoa vai realizar todo comportamento auto destruidor para obedecer à imagem idealizada pelo falso Self. Portanto, quero deixar evidenciado que ainda hoje  observo estas falsas crenças manifestando-se , em mim.Assim respondendo a pergunta acima , que busca saber como eliminar os erros repetitivos, saliento que o primeiro passo é caminhar para o interior , buscar  observar  todo acontecimento passado , assumir a autoria das negatividades cometidas, perdoar os antepassados, e mudar as crença arraigadas  por crenças fortalecedoras, pois o ente humano não é um computador  que possibilita deletar quaisquer registros negativos. Neste caso é importante   que a pessoa recrie  sua história , mudando o contexto negativo ,por contextos positivos, logo: O menino rebelde ,pode ser trocado por menino valoroso; enfim  usar  contextos melhores, e modificar toda crença negativa negativas por crenças melhores.Contudo, é importante que todo procedimento de mudança seja realizado com persistência  para poder gerar uma neuro associação positiva.
      Não tenho dúvidas  que todo erro reincidente na vida de uma pessoa é produto de falsas crenças geralmente formadas na infância. Logo, nada acontecerá sem a desconstrução do Self negativo , e a formação de um Self mais favorável.Pois, tentar mudar os efeitos é um processo de enxugar gelo , então só com o auto conhecimento , e a boa vontade em mudar que uma nova vida poderá florescer, eis o caminho : desmontar as crenças negativas , e formar crenças fortalecedoras sobre si.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios