Pular para o conteúdo principal

Desperdiçar o tempo

Para Pensar !
Desperdiçar o tempo ! 
            Desperdiçar tempo é desperdiçar vida, porque o homem é um ser limitado e finito, ou seja , a cada homem é ofertado um quinhão de tempo, alguns são agraciados  com um pouco mais de horas, dias, outros recebem bem pouco,mas , o pouco  ou muito não muda em nada questão , que é : Todo ser vivo, inclusive o homem é um ser finito, um dia sua trajetória será ceifada abruptamente, e nesta hora não existe a menor possibilidade de barganha ,a morte  é real, absoluta e definitiva , eis um fato !!!
               Todavia, a imensa maioria da humanidade  vive  de tal forma alienada , que parece  que nunca  vai sucumbir, vive  como se fosse viver  milhões de anos, vive  acumulando fortuna ,vive desesperado  para conseguir cada vez mais poder, prestígio , vive fazendo projetos que mil anos seriam insuficientes. Mas, o interessante é quando um ente querido morre  de  uma hora para outra, os amigos , os entes queridos , ficam atônitos! pasmo ! perplexos!afirmando não pode ser ... Mas, é verdade , e o motivo desta admiração  é  apenas fuga da realidade.
                  Portanto, é fato consumado  cada pessoa tem um estoque limitado de tempo, e quando este estoque chegar ao fim , pimba! a pessoa morre, seja ela quem for. Assim, fica evidenciado  que  tempo  é o bem mais precioso , deve ser usado com muita atenção, bastante parcimônia, logo, cada hora , cada instante deve ser sagrado. Contudo, geralmente o ente  humano usa muito mal seu tempo, seu banco de horas, pois, gasta , ou melhor desperdiça  com coisas insignificantes, preterindo  as coisas essenciais. Tal fato é fundamentado em  um pensamento  que  representa  quase uma concepção  geral, que é : " Todo mundo tem direito  apenas vinte e quatro horas".Este pensamento pode parecer  filosófico, zen, sabedoria, mas, esconde uma verdade  insofismável  que é desvalorização do tempo.Pois, se todo mudo tem direito apenas vinte quatro horas  posso utilizar  estas horas de qualquer forma. Posto que, é pouco tempo para ser empregado  em projetos  longos. Ademais, como são poucas  não causa prejuízo desperdiça-las  com futilidades.
                   Porém , a verdade é que cada pessoa recebe do universo, uma vitalidade, um organismo, uma mente , inteligência, que determinarão o nível de força vital, que por sua vez  determinará  o total de credito de horas para viver. Mas, alguns não valorizam  sua fortuna  em horas, vão  desperdiçá-las , com coisas que prejudicam sua saúde  física , emocional, ou mental, buscam  adrenalina , desvalorizam a vida , então  morre antes da hora biológica . Mas, cada dia  é uma oportunidade  para  o ente humano crescer em todos os aspectos. No entanto é evidente que um jovem em tese tem mais horas  em seu banco, enquanto um velho  tem bem menos horas , logo  cada hora para o velho ,apesar de ter os mesmos sessenta minutos, é  sumamente valiosa, estas horas devem serem gastas com inteligência , jamais com futilidades, com  coisas de menor importância , enfim  cada hora  do velho representa  tudo, pois sinaliza o fim próximo; parece tétrico ? mas, representa a verdade .
                     No meu caso , quando jovem  o tempo era nada , cada ano era uma eternidade, podia  gastá-lo  sem preocupação, tudo eu afirmava depois  resolvo, depois  modifico  o que saiu errado, eis o inocente otimismo! Ademais, o jovem nem sonha que suas horas  existenciais são limitadas. Mas, o tempo vai passando  célere as horas depositadas  vão diminuindo , então a pessoa  fica triste, angustiada, pois  sabe em sua subjetividade  que o fim está próximo, pois quem espera viver setenta anos tem bem mais horas ,logo suas horas  serão menos valorizadas para ele, enquanto um homem de sessenta que espera viver mais vinte  anos , isto na melhor das  hipóteses , logo cada hora para este homem  é  por demais importante , pois no íntimo ele sabe que o fim se aproxima.Claro está  que estou abordando  apenas o fato da existência humana , sem direcionar para religiões , pois  criaria  uma visão fundamentada em uma ideia que pode ser verdadeira , mas ,também pode ser falsa , pois , neste plano nenhum ser humano tem capacidade de desbravar o desconhecido. Assim, na minha idade  cada hora , cada  instante  é por demais precioso .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios