O importante não é que o o homem sabe, sim a aplicação do que sabe, porque conhecimento sem vivência, sem mudança comportamental, não tem utilidade, não é nada, é apenas acúmulo de conhecimento na memória.
Na Grécia antiga, Sócrates já afirmava: “homem conhece-te a ti mesmo”, invocando a importância do conhecimento aplicado na vida das pessoas, sobretudo, o auto conhecimento.
Sei que houve uma evolução extraordinária no mundo atual, em tecnologia, ciência em geral, mas emocionalmente o ente humano evoluiu muito pouco, pois continua: medroso, ansioso, violento, cheio de superstições, dominador, possessivo como nossos antepassados da pré-história, apenas mais burilado.
Portanto fica evidenciado que saber e não aplicar na vida, este conhecimento, é o mesmo que não saber. Desta forma, seria até melhor saber menos, e viver mais, pois que adianta conhecer, decorar a Bíblia toda, e não vivenciar um versículo, melhorando a existência. Neste caso apenas decorar é só sobrecarregar os neurônios. Que adianta ler milhares de livros, para logo esquecê-los, sem aproveitar a sabedoria transmitida pelo autor.
Neste aspecto saliento que outrora,eu lia avidamente, mas logo não lembrava uma parte qualquer. Então, modifiquei esta forma de leitura, atualmente leio pouco, mas leio, com calma, buscando observar as mensagens, e geralmente aplicando em minha vida. Saliento que valeu apena, surtiu efeito, encontrei a maneira certa de ler. Hoje ao terminar uma leitura imediatamente elaboro um texto destacando de forma condensada a mensagem, os ensinamentos, assim,procedendo não mais esqueço o que leio.Além de incorporar o conhecimento.
Contudo, existem leituras que demandam calma, uma leitura meticulosa,sem pressa,como, o Ser e o
e o Nada, de Sartre,ou o Ser e o Tempo de Heidegeer,ou a Critica da Razão pura de Kant.Tais,obras são complexas,com vocabulário específico,fato que dificulta bastante sua leitura e entendimento.No entanto,na vida o que prevalece é a atitude,a ação e não o cognitivo,posto que,as ações mudam a história, transformam situações adversas,e a omissão com certeza é um grave ato de covardia.Portanto,saber é importante, mas aplicar tal saber é fundamental para uma vida de qualidade
Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância. Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!