A Ira é um impulso irracional,ocorre segundo Sêneca como:"Uma resposta a uma ação ultrajante,buscando vingança."Mas,este impulso que deseja vingança tem a característica de ser um poderoso desejo, além de tornar-se incontrolável.
Assim, a Ira leva ao individuo ou um grupo de pessoas a prática de barbaridades, de atrocidades.Portanto,a ira é totalmente incompatível com a razão,a ponderação,equilíbrio,haja vista, ela surgir através da emoção da raiva, como resposta a alguma injustiça,dano, mas em algumas pessoas pode ocorrer sua transformação em ira,então,neste momento tal pessoa é acometida por um ataque de ira,perde o controle,(nesta situação ela pode matar,pode tornar-se temerário),assim toda racionalidade é perdida,como muito bem demonstrou Sêneca em seu livro sobre a Ira:Então, o centurião encarregado do suplício ordena à sentinela embainhar a espada, reconduz a Pisão o condenado a fim de restituir diante de Pisão sua inocência, já que a fortuna a tinha restituído ao soldado. Por grande multidão são levados, abraçados um ao outro, com enorme alegria dos companheiros de quartel. Pisão sobe furioso ao tribunal e ordena serem conduzidos os dois à morte, tanto o soldado que não matara quanto o que não morrera. O que haveria mais injusto do que isso? Porque um se mostrara inocente, os dois pereciam. Pisão acrescentou um terceiro, pois ordenou ao suplício o próprio centurião que havia trazido de volta o condenado. Num mesmo local foram colocados três que haveriam de perecer por causa da inocência de um só."Neste exemplo fica evidente a insanidade da ira.
A pergunta que não quer calar, será possível uma pessoa vencer a ira?O irado está fora de controle,portanto,diante um ataque de ira o sangue foge,as mãos ficam trêmulas,a pessoa fala que não deve.neste estado pode até matar.Eis, uma verdade.Então, o que fazer? É bem mais fácil matá-la no nascedouro, quando um mau humor está se formando,quando as primeiras manifestações da raiva está aparecendo. Neste momento,através da aceitação pessoal que está preste a perder o controle,o homem poderá usar sua razão evitar as causas e neutralizar a raiva matando-a por inanição,ou usando técnicas de interrupção da raiva,como sair,calar-se,etc.
Contudo, a raiva é como um câncer que vai consumindo toda possibilidade de uma vida feliz,serena.Mas,quanto mais raiva, mais necessidade de auto controle, mais necessidade de neutralização,pois,se ela não for combatida no nascedouro,com certeza,transforma-se-á em poderosa ira. Portanto, é importante saber que a emoção da raiva atinge a todos entes humanos,no entanto, permanecer em constante estado de raiva é uma demonstração de um medo inconsciente,
insatisfação inconsciente,neste caso um bom inventário pessoal ajuda bastante a eliminar a raiva crônica, ou a raiva sem motivo.Trabalhar a eliminação da raiva além de fazer bem a saúde física e emocional.elimina muito sofrimento. Vale apena buscar uma vida sem raiva.
Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância. Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!