Tem quem afirme com arrogância, que a principal característica do homem é ser racional,isto é, ter capacidade de pensar,de perceber a existência do outro,seja uma coisa,seja um bicho, seja outro homem,além de pensar sobre si mesmo.
Esta condição representa uma imensa vantagem sobre os outros seres que agem só através de um imenso condicionamento institivo,como muito bem salientou Rosseou,pois o homem tem a capacidade de aperfeiçoamento, transformar-se.Tal fato demonstra o porquê da evolução do ente humano, enquanto os animais continuam agindo da mesma forma sempre,(cachorro agirá como cachorro daqui há mil anos), portanto,só o homem que tem a liberdade de construir-se,eis uma imensa vantagem.Mas,existe uma pergunta que não quer calar: "O ser humano tem usado bem esta capacidade? Observando o homem de nosso tempo,o homem pós moderno, fica evidente que a imensa maioria não pensa,não reflete,apenas recebe pensamentos do universo, pensamentos invasores.(Tais pensamentos são de péssima qualidade).
Assim,por não desenvolver a capacidade de pensar,o ente humano, apenas reage aos acontecimentos, devido a este processo reativo,o homem perdeu sua capacidade transformadora, sua condição de avaliar bem uma situação adversa. Eis,um fato responsável pela violência nas relações humanas.
No entanto, o homem pensa pouco, ou não pensa de forma nenhuma,acredito que tal fato é devido a um processo educacional falho,competitivo, que não trabalha o cognitivo com inteligência, pois,geralmente a grade curricular privilegia matérias decorativas, e em classe as atividades são poucas criativas, porque jamais ocorre o estímulo para desenvolver a capacidade criativa de pensar soluções sobre diversas situações problemas.Assim, ao sair da escola este ser encontra-se despreparado para resolver situações adversas.
A consequência desta incapacidade cognitiva é a violência exarcerbada,e a cultura da morte. A época atual tem como característica,violência, fundamentamentalismo religioso,ou fundamentalismo esportivo.Não tenho a menor dúvida que fundamentalismo só ocorre com pessoas que não pensam sobre a vida.sobre si mesmo,que têm pensamentos,mas pensam muito pouco.
Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância. Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!