Krishnarmurti afirmou: "Que as crenças impedem toda possibilidade do ente humano viver o momento,por quê? Porque a crença,(seja qual for) é uma ideia,uma regra preestabelecida.
Assim,a crença que é memória induz uma resposta,a cada situação nova,determinando comportamentos, escolhas, contaminando o novo com o passado.Matando definitivamente o maior bem do homem,o poder de escolher seu caminho.Apesar deste imenso prejuízo causado pela crença,a imensa maioria da humanidade prefere "agir" através da crença.Viver livre da crença é abraçar a solidão interior.Aceitar o novo, sem nenhuma receita,assumir o ônus ou o bônus por sua ação,não temer a sua morte,a cada momento.Mergulhar no desconhecido completamente nu.Não é fácil viver sem roteiro determinado.
Na pós modernidade (tempo atual) ainda prepondera o caminho da crença,com uma agravante, que é o surgimento do fundamentalismo, da intolerância ao diferente,esta tendência tem fomentado uma crescente ampliação da intolerância,da violência. Na época atual também surgiu um tipo de crença sem o sagrado,tal crença ocorre através das ideologias políticas, das agremiações esportivas,dos grupos de mútua ajuda,etc.Desta forma,o caminho da não crença é para os raros,para poucos.
No entanto,viver cada momento, sem a contaminação do passado,sem a presença da autoridade produz paz,serenidade.Mas,o ego quer permanecer,quer ser reconhecido,e a crença ajuda a fortalecer a ideia de permanência do ego,eis a maior dificuldade do homem abdicar da crença,e viver livre cada momento
Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância. Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!