As relações entre humanos poderia ser fundamentada na felicidade,ser plena de alegria.Mas,infelizmente,ao longo da história,as relações entre pessoas têm como característica maior:Violência, controle,apego,abusos de toda ordem.
Não obstante,a capacidade de auto percepção,capacidade de percerber a si mesmo,e os outros,fato que permite ao ente humano poder aperfeiçoar-se,ou seja,não ser programado instintivamente como muito bem afirmou Rosseou. Assim,o ser humano é livre subjetivamente,tem o poder de escolher, tem a capacidade de se construir, portanto ser senhor do seu destino.Mas, apesar desta imensurável vantagem, o homem é um ser violento,cruel,com imenso poder de destruição de si,dos outros,do meio ambiente.Eis,um fato.
No entanto,apesar da auto consciência o homem não ama adequadamente,geralmente confunde amor com prazer,amor com apego,amor com dominação,por não amar a si e ao outro,o ente humano apesar de falar e escrever bastante sobre o amor,é um ser extremamente violento,como muito bem demonstra a história da humanidade. Importante a compreensão que estou me referindo ao homem dito normal,não ao doente,(ao psicopata,
Na verdade,o ente humano confunde amor com prazer.Portanto,o prazer passa a ser o balizador das relações.Assim,quanto mais prazerosa mais atraente a relação.Mas,prazer aprisiona,gera dependência,ao contrário do amor,que é libertador.Mas,o prazer é teansitório,efêmero,quando passa causa dor,pois,prazer e dor são as faces da mesma moeda.Eis o porquê quando as relações terminam deixam um rastro de ódio, ofensas.
Não sou pessimista,apenas realista,um observador imparcial da humanidade(que apesar de crer em um deus antromórfico) continua perverso, produzindo muitas guerras,inúmeros genocídios.Portanto,na pós modernidade, nossa época,também preponderam relações disfuncionais,onde a tônica é o abuso,a dependência,e o controle através da culpa.Não foi atoa que Cristo nos legou sua receita para felicidade que é :"Amar o próximo como a te mesmo."
Porque ninguém ama o outro sem primeiro amar a si.Acredito,que na falta de aceitação pessoal,na ausência de amor a si mesmo,surge a baixa. autoestima.
Nossa sociedade além de padecer de terríveis disfuncionalidades,tem imensa tendência a adicções em alcool e outras drogas pesadas.Hoje pelo menos quinze porcento da humanidade é alcoólatra,cinco porcento já experimentou drogas pesadas,tais dependentes formam uma legião de codependentes. Eis,um retrato de nossa humanidade, logo fica respondida a pergunta inicial, que busca saber o porquê da violência, sofrimento nas relações.
Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância. Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!