O homem em todos os tempos desenvolveu uma tremenda fobia,medo de encontrar sua morte.
No entanto, Epicuro filósofo que viveu na Grécia antiga afirmava:
"Portanto, o mal que nos faz ter arrepios, ou seja, a morte, é nada para nós, a partir do momento que, quando vivemos, a morte não existe. E quando, ao contrário, existe a morte, nós não existimos mais. A morte, portanto, não se refere a nós, nem quando estamos vivos, nem quando estamos mortos, porque para os vivos ela não existe, e os mortos, ao contrário, não existem mais. Os outros, por sua vez, fogem por vezes da morte como do pior dos males; outras vezes a procuram como alívio das desgraças da vida. O sábio, ao invés, nem rejeita a vida, nem teme o não viver mais; com efeito, a vida não lhe é molesta, e ele também não crê que a morte seja um mal (EPICURO. Carta a Meneceu )."
Não obstante, a capacidade racional o ente humano não conseguiu superar o medo do findar.Tal medo fez o homem criar as religiões,a ideia de vida pós morte.Nietzche denominou tal procedimento de niilismo.(Negar a vida,negar o mundo da vida em prol de um mundo pós morte.)
Contudo,apesar das teologias, metafísica,o ser humano não superou o pânico da morte.Assim,de forma simples Epicuro mostra ao homem que não adianta desperdiçar a vida por medo de algo que jamais encontrará.Portanto,viva bem,viva cada momento,celebre o instante,pois quando a morte chegar você não estará mais presente. Faça valer cada momento de sua vida!Porque quando a morte chegar o que vai valer é o quanto e como você viveu cada instante.
Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância. Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!