O pavio curto tem imensa dificuldade de manter a calma diante situações estressantes. Perde a serenidade, e, acaba dizendo ou fazendo o que não quer. Assim agindo, ele causa problemas a si mesmo, além de demonstrar falta de inteligência emocional. O pavio curto após cada barraco fica com ressaca emocional sentindo muita culpa. Neste momento ele promete que tudo vai ser diferente! Ledo engano.Na próxima situação estressante o quadro se repete.Desta forma fica evidenciado um ciclo vicioso.
Portanto, o descontrolado das emoções ( o afobado ) é uma pessoa reativa, ou seja, diante qualquer acontecimento este tipo de pessoa reage de maneira desequilibrada. Dr Augusto Cury em seu livro inteligência emocional afirmou que: " diante qualquer acontecimento a pessoa tem trinta segundos para decidir agir com inteligência ou apenas reagir". Fica evidente que estes trinta segundos são decisivos e separam o reativo do proativo. Na verdade algumas pessoas se controlam e outras perdem o controle diante as dificuldades nas relações, Por quê? Não vou falar de forma científica sobre este assunto, visto que sou leigo no tema. No entanto, através de minha experiência de vida observei primeiro em mim, posteriormente nos outros esta incapacidade de ficar atencioso durante o problema. Assim,diante a mais leve provocação perco toda capacidade de refletir, geralmente fico possesso acabo fazendo e dizendo o que não quero.Isto é um fato. Então o que fazer para não perder a calma? Indo direto ao assunto, saliento que o autoconhecimento é tudo de bom! Posto que só através do autoconhecimento que a pessoa diante o prenúncio de afetação poderá tomar duas decisões: sair de perto e silenciar.
Sair de perto - quem não é bombeiro deve ficar longe do fogo. Portanto sair antes da raiva chegar evita muito problemas. Eis o primeiro passo evitar sempre, jamais confrontar. Só os arrogantes gostam do confronto.
Silenciar - no livro do Mirdad Mikhail Naimy salientou: "o falar é na melhor hipóteses uma mentira honesta, enquanto o silêncio é uma verdade nua". O silêncio evita altercações, raivas, brigas etc. Além de demonstrar autocontrole. O pavio curto se utilizar sempre o sair de perto e o silenciar mudará sua vida. Tais práticas funcionam. Têm funcionado em mim.
Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância. Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!