Afinal, o que esperar da vida? Apriori, só uma coisa o ente humano pode esperar. A existência humana ocorre determinada pela lei do tempo que é implacável e, a lei da casualidade que determina que nada ocorre sem uma causa. Desta forma o tempo impõe ao homem a lei do devir ( nada é permanente. A impermanência é lei deste plano). A casualidade determina que causa gera consequências ( nada ocorre sem uma causa determinante). Portanto, esperar algo diferente é fugir da realidade. Então o que fazer? Só restam duas opções: 1) criar um mundo permanente amanhã ( no pós morte) sonhar com a eternidade, algo pouco provável. 2) Encarar a realidade, a transitoriedade, saber que o tempo é movimento... Aceitar o findar como consequência natural do existir. Logo, tudo que existe um dia findará. Assim, só resta ao ente humano aceitar as regras do jogo existencial e fazer valer cada momento como único e fundamental. Viver com atenção plena o momen presente.
Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância. Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!