Pular para o conteúdo principal

Minha Visão dos Doze Passos!

Para Pensar!
Minha Visão dos doze Passos!
            Os doze passos é o programa de recuperação mais utilizado no mundo inteiro,para recuperação das doenças compulsivas,como : Alcoolismo, comedores compulsivos, amar demais, codependência, viciado em trabalho, compulsivo sexual,etc. Atualmente este programa é praticado  por mais de duzentas irmandades,  representa uma imensa quebra de paradigma , na recuperação das doença compulsivas. Mas, por que este programa é tão utilizado? ele  é utilizado porque é eficiente, produz resultados.
           Os doze Passos proporcionam a quem o pratica  um equilíbrio emocional, além da ruptura da compulsão. Nestes Passos são abordados alguns aspectos: Aceitação, humildade, ação, meditação e oração e despertar espiritual.Aceitação o primeiro e segundo passo trabalham com a aceitação,haja vista, que nenhuma pessoa conseguirá praticar o programa dos doze passos sem aceitação.O primeiro passo salienta que o dependente admita sua impotência, sua derrota total, nada de meias medidas, é uma rendição absoluta, integral.Neste passo o adicto deixa de viver a mentira, e passa a viver a verdade, ou seja , rompe a negação ,núcleo central das doenças compulsivas.No segundo passo o doente admite que existe um poder superior a ele, é o desinflar do ego, representa a aceitação de sua insuficiência, mas não é só isso, pois também afirma que o adicto é insano, ou seja , tem uma mente estragada.Para a pratica destes dois passos se faz necessário uma dose gigantesca de aceitação.
              No terceiro passo inicia a ação, pois  neste passo o compulsivo deve entregar sua vida , sua vontade aos cuidados de um Deus que  cada um conceba.Eis, uma ação complicada, porque o ente humano gosta de se achar o tal, senhor de si, poderoso, gosta de  afirmar sua força de vontade.Mas, o terceiro passo substitui a força de vontade ,força do ego, pela BOA VONTADE, que representa um deixar de lado o ego, a ideia de auto suficiência.Complicado!seria exigir demais do dependente? Não  é exigir demais, é apenas o início do processo de desconstrução  da arrogância, da prepotência causas evidentes das doenças compulsivas.
               No entanto, após , o adicto ultrapassar os três passos iniciais, se qualifica para fazer uma exploração, minuciosa de sua vida, de sua  alma.Assim , o quarto e o quinto passos determinam  que o doente busque o auto conhecimento através de um inventário moral minucioso, e que após a realização deste inventário, o dependente deve compartilhar com Deus e com outo ser humano a natureza exata de suas falhas.Ufa!Mas, quem consegue praticá-los, com certeza , começará a vislumbrar a paz, sentir a serenidade como companheira constante, nada de crise.
               No sexto e sétimo passo,o caminho já encontra-se pavimentado, é só um reforço para humildade , e por consequência um adentrar na maturidade definitiva.Estes passos trabalham com a eliminação dos defeitos de caráter e das imperfeições, não pela força de vontade , já vencida definitivamente no terceiro passo, mas pela boa vontade, que abre espaço para, que  Deus ,faça o trabalho  pelo adicto em recuperação.No oitavo e no no passos , as relações são inventariadas, observadas se são abusivas, se causaram danos, e  além de determinar o tipo de dano, determina  quem foi prejudicado pela ação nefasta, após relacionar um a um as pessoas prejudicadas, o doente em recuperação irá reparar, PAGAR A DÍVIDA, de fato, nada de apenas pedir desculpas, mas esta reparação não pode jamais causar outro dano  a alguém.
               No décimo passo, apresenta o exame de cada dia , de cada etapa, e após o exame, deve  preponderar o proposito de admitir prontamente o erro, eliminando abusos em cada dia de recuperação. É o passo do equilíbrio emocional.No Décimo primeiro ,fica explicito a importância  da prece e da meditação como alimentos espirituais. Mas, quando este passo fala de oração não está se referindo aquelas orações que só pedem que Deus faça algo , são as chamadas orações mendicantes.Mas, sempre buscar o proposito de Deus e força para colocá-lo em pratica.Meditação é  o único meio para uma vida de paz e harmonia , pois quem aprende a meditar forma uma atmosfera de luz em torno de si.O Décimo segundo passo fala do despertar espiritual que representa uma nova maneira de pensar, uma nova m,aneira de sentir , e uma nova maneira de agir.Calma!Calma! Calma este trabalho é um trabalho de toda uma vida , porque destes passos apenas o primeiro devwe ser praticado integralmente.Saliento quem praticar estes passos adentrou na eudaimonia , ou felicidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios