Pular para o conteúdo principal

Amor Segundo Espinosa!

               Benedito Espinosa(1632 a 1677), viveu quarenta e quatro anos, nasceu na Holanda, Amsterdã  oriundo de uma família judia de Portugal, foi excomungado, foi amaldiçoado. Qual foi seu crime? O crime de Espinosa foi não seguir o pensamento dogmático do judaísmo, o pensamento de Espinosa era bastante perigoso, pois, não defendia um Deus transcendental e  antropomórfico;  em sua obra ética, afirma: ("Um triângulo afirmaria que Deus seria triangular, e o círculo afirmaria que Deus seria circular"). Posteriormente Espinosa salienta:  ("Deus não é  um velhinho que fica controlando cada passo do homem"). Na verdade Espinosa é um racionalista, e panteísta, porquanto,  o filósofo achava que Deus estava contido em todas as coisas. Devido, suas idéias panteístas, os judeus o denominaram de ateu,e antes de sua excomunhão propuseram a Espinosa que  negasse suas ideias, chegando a oferecer dinheiro  ao filósofo,  Espinosa preferiu a excomunhão, que representava uma morte religiosa, e social profunda, naquela época.
            Portanto, Espinosa, defendia que o filósofo deveria viver de acordo com seus princípios, provou sua congruência, preferiu a solidão, o anonimato,  viver como simples polidor de lentes, além da ajuda de alguns amigos, do que  abdicar de suas ideias.  Assim,  Espinosa viveu até sua morte, (aos quarenta e quatro anos de forma simples, congruente.  Mas, qual era a visão  de Espinosa sobre o amor?  Espinosa salientava que existem na subjetividade das pessoas afetividades que  possibilitam perda de potência ou ganho de potência, ou seja, ganhar,  ou perder energia, por exemplo: (alegria produz ganho de energia interior, mais potência, enquanto a tristeza produz perda de energia, ou seja, produz um  estado de menor potência); O amor produz mais potência, enquanto o ódio produz menor potência, eis a visão de Espinosa sobre o amor.
            No entanto, tal visão implica que o amor não é uma abstração, mas, uma força interior  que promove a ação efetiva de amar, assim, segundo   Espinosa é impossível uma pessoa amar  e não assumir um estado   interior de força, de poder,  da mesma força o ódio, tristeza produzem perda de poder. Acho tal definição mais realista, pois, salienta um fato existencial, nada de definições fora da realidade  além de está em consonância com  o pensamento de Jesus  ao salientar  o poder da verdade,  o poder do amor  na vida das pessoas, que tão bem  traduziu em palavras   Paulo em sua sua carta aos corintios : ("Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 
E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor,  nada disso me aproveitaria).  Portanto, nesta visão cristã, não existe nada  de mais poderoso do que o amor,  está em total consonância com Espinosa.

Comentários

  1. Que satisfação encontrar estas informações sobre Espinosa. Sou profunda admiradora deste filósofo e fico muito grata sempre que alguém compartilha informações sobre ele. Vou ativar as notificações do seu blog para acompanhar seu conteúdo. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana você com sua participação em meu Blog está contribuindo para reforçar meu propósito de colocar a filosofia de forma simples para todos.

      Excluir
    2. Ana você com sua participação em meu Blog está contribuindo para reforçar meu propósito de colocar a filosofia de forma simples para todos.

      Excluir
  2. Uma definição clara sobre o amor e essa associação as palavras de Paulo a sua carta aos Coríntios fechou.. Espinosa provou a grandiosidade de seu pensamento, pena que até hoje, pessoas conscientes e lúcidas em seus pensamentos estão sujeitos a intolerância e discriminação. Muito bom essas informações sobre Espinosa, admiro o filósofo e apreciei o pensamento e o trabalho de quem escreveu sobre o mesmo nesse blog. Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Agradeço sua participação mo blog suas palavras são incentivos para mim.

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios