Pular para o conteúdo principal

Por que Sofremos?

      O homem segundo haidegger, " é um ser para morte". Schopenhauer também afirmou, "não vivemos no melhor dos mundo". Só o homem sabe que existe e vive, portanto, sabe que um dia morrerá. Eis a primeira causa do sofrimento ter que morrer.
       No entanto, observando a vida neste plano imerso no tempo, na  temporalidade fica evidente que : amores, alegrias, tristezas, dores, etc. A cada instante morrem deixando apenas lembranças, recordações. Eis a morte de cada momento. Isto é um fato! Portanto, viver é morrer. Mas, o homem não larga o instante quer perpetuá -lo, eis a segunda causa do sofrimento do homem. (Fugir do devir ).
        Assim, diante à temporalidade que é um eterno nascer, findar, nascer, o ente humano busca por soluções para eliminar sua angústia existencial, criando mitos, religões, filosofia, mas apesar de tais explicações o ente humano continua sofrendo muito. Então  o que fazer para eliminar este sofrimento? Já que as religiões, a ciência falharam. A Rosa Cruz Áurea defende um processo denominado transfiguração. (Transmutar a personalidade humana para uma divina). Uma vez que, o homem habita um  microcosmo, uma esfera de energia magnética. A personalidade habita este pequeno mundo, e no centro desta personalidade mais precisamente no coração existe uma semente divina que está adormecida. Assim, a transfiguração consiste em fazer crescer a semente divina. Este homem habita uma ordem de emergência composta da parte que habitamos( dialética) e uma parte invisível (esfera refletora). Este homem é composto de quatro corpos, um corpo físico, corpo etérico, corpo astral e corpo mental  ainda em formação que serão esvaziados após a morte, tal fato,ocorre  na esfera refletora. Outro ponto importante é a personalidade não reencarnar, comprovando as palavras de Paulo que: "carne e sangue não herdarão o céu". Portanto, o ego do sr João não sobreviverá  a morte.  uma vez que o que reencarna.O que reercana é o microcosmo esvaziado que conterá  a semente divina que habita o coração do homem.
       No entanto, o ego, eu não quer morrer, por isso fará tudo para atrapalhar o processo para se perpetuar, assim utilizará a figura do "eu superior" que iludirá o candidato. Mas, se o homem persistir no processo eliminará o sofrimento, uma vez que, a nova personalidade não buscará  poder, a permanência, por que na formação desta personalidade serão transformados, a cabeça, coração,  pélvico gerando uma nova maneira de pensar, uma nova maneira de sentir e uma nova maneira de agir. Logo, como muitas personalidades podem habitar o mesmo microcosmo em épocas diferentes, existe uma lei que rege a vida humana colocando ordem e justiça divina, a lei do carma, ( causa e efeito).
      Assim o sofrimento humano é devido  ao temporal, a personalidade, que busca a  permanência, contudo, neste plano de emergência predomina a lei dos opostos, onde os opostos se alternam, assim: vida se transforma em morte, tudo que sobe desce, toda vitória é seguida de derrotas, a gargalhada se transforma no choro, amor se transforma em ódio. Eis a lei do oposto que rege este plano de emergência,( a dialética), com certeza, a causa maior do imensomento humano. Comprovando o que  os estóicos afirmavam: "amar um mortal é flertar com a dor".  Este texto foi fundamentado na filosofia da Rosa Cruz Áurea.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios