Pular para o conteúdo principal

Ilusão!

       A ilusão é uma prisão dourada, toda enfeitada, aparentemente linda, mas, com o tempo demonstra sua verdadeira face, ( enganadora, envolvente).  Ninguém escapa deste logro existencial, jovens, velhos, homens, mulheres, intelectuais, analfabetos, haja vista, a ilusão ser uma  necessidade humana para superar a dor emocional. Não tenho dúvida, ilusão é um delírio.
       O homem desde os primórdios devido sua autoconsciência busca de todas formas superar o medo existencial, medo da morte.  Só a ilusão permite ao ente humano acreditar nas crenças em mitos, deus transcendental, deus antropomórfico, em vida eterna da personalidade, vida pós morte. Apesar  da  ciência comprovar  que o corpo físico começa a  deteriorar - se de forma célere em  pouco tempo após a morte do ser humano.  No que concerne ao espírito ou alma também é comprovado que o eu é formado por imagens, memórias, e, com a morte toda memória será destruída. Portanto, a personalidade, o Sr fulano ou Sra fulana não sobreviverá  a morte.  Só uma  ilusão permite ao ser humano, que  através de um processo de má fé, passa a  acreditar em vida eterna... (Vida eterna significa vida fora do tempo).
          No entanto, a ilusão vai bem mais longe, posto que ela permeia todos aspectos da vida de um homem... Ela faz este ser ficar alucinado, apaixonado por uma pessoa, causa, atividade,etc; transformando este objeto de paixão em um poder superior. A ilusão também  induz os seres humanos acreditarem em ideologias, chegando ao ponto de sacrificarem suas vidas e, de de outros apenas  para defender sua causa.
          Pasmem! Tem quem defenda que a ilusão ajuda ao ente humano superar as dificuldades existenciais, adocicar a vida. Mas, a ilusão apenas faz uma pessoa acreditar, sem avaliar, em algo como único, definitivo, perfeito apesar da realidade ser outra. Comparo a ilusão ao delírio, que induz sua vítima acreditar em miragens.
Só a atenção plena ao momento presente que uma pessoa poderá viver cada momento, sem vir a ser, sem ilusões sobre o amanhã, sobre o pós morte, portanto livre da imaginação. Nietzsche foi um desconstrutor de ilusões, ele denominava o processo de acreditar no ideal no lugar do real de niilismo. A principal característica da ilusão é a fuga do real, ela cria  uma distorção da realidade, uma miragem, parecendo uma loucura temporária. Eis, a principal consequência da ilusão, vida inconsciente. No livro o Advento do novo homem de J Van Rijckenborgh capítulo IV  página 43 a  ilusão é descrita como : "Destarte,todos  nós, no decorrer dos eões nos tornamos escravos de nossa ilusão, de nossos preconceitos e  vícios que, pela atividade de nossos pensamentos, se corporificaram em nosso campo de respiração e, conservados e alimentados por nós, acabaram por dominar - nos inteiramente." Eis a principal consequência da ilusão, aprisionar o ente humano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios