Pular para o conteúdo principal
Para pensar !
Rejeição afetiva!
Saliento que escrevo este texto fundamentado em minha experiência de vida , e através da  auto observação dos meus  relacionamentos ao longo  de   vida. Portanto, este texto é   produto do coração, jamais       do
cognitivo.Neste  texto procuro demonstrar que a rejeição afetiva causa feridas na alma que com certeza perdurarão por toda  a vida do ser humano.Eis,   realidade nenhuma pessoa  escapa da rejeição afetiva.Mas ,a rejeição afetiva no relacionamento romântico sexual, para com o homem produz efeitos devastadores em sua vida emocional,e  autoestima.Apesar de ocorrer com todos seres humanos existem pessoas que diante da rejeição perdem a direção, tornam-se transtornadas,  e são capazes de praticarem violência contra si , ou contra o rejeitador, e alguns ficam tão desatinados , desorientados que paralisam sua vida ;É a perda, da alma , restando em seu interior um buraco imenso que causa um intenso sofrimento físico e mental .Embora ,a síndrome da abstinência seja uma realidade e cause imensa dor emocional ,após o luto tudo vai retornando ao normal e o homem estará preparado para outro  relacionamento.
Não obstante a imensa   a dor emocional o ente humano normal  tem condição de superar sem maiores sequelas a rejeição afetiva.
 Todavia existe um tipo de pessoa , o dependente afetivo, viciado em pessoas que submete-se a abusos,
sofrimento de toda natureza  porque romper o relacionamento  para ele é uma morte.a síndrome de abstinência é  tão intensa  ´é como fosse uma morte; por isso  ele prefere o sofrimento conhecido ,por nutrir intenso medo do desconhecido.Assim,fica evidenciado o maior drama existencial  , a co-dependência ,  que vai sendo transmitido  de geração para geração através dos abusos infantis. Então surge a pergunta : como viver e  aceitar a rejeição  não permitindo que ela  paralise a vida ? O mais importante é a pessoa  compreender que todo ente humano interiormente é só.Portanto sem poder para mudar  , controlar o outro.
Assim o máximo que  consegue é exercitar algum poder para controlar   alguns aspectos de sua vida  interior.Mas, infelizmente é o que mais deseja  por isso  busca de todas maneiras o controle do  parceiro,  por causa disto os relacionamentos românticos sexuais são uma verdadeira contenda em busca de poder , nesta luta  ocorre de tudo: sedução, manipulação, submissão,opressão,transferência de culpa, enfim  cada um busca prender  o parceiro e conduzi-lo para realização dos seus anseios.Quando  um dos parceiros manifesta desejo romper ,sair  do  relacionamento, então  o sinal  vermelho é acesso e a ameaça  tornar-se a maior preocupação do dependente afetivo.
. Embora, todos afirmem que é amor ,saliento de forma peremptória  que neste relacionamento prevalece a doença , nada   de amor existe .Na verdade o que existe é dependência afetiva  e um medo exagerado de ficar só .  Ademais,caso existisse um mínimo de amor não existiria contenda, manipulação, existiria compreensão e liberdade  porque a pessoa que ama sabe que o outro só permanece  em um relacionamento se este relacionamento  ´proporcionar mais alegria do que dor.
No entanto outro aspecto importante é a  pessoa  aceitar a si mesmo e manter um bom nível de autoestima,como  muito bem afirmou
 Jõe Caruso , em seu livro, Como ser feliz sem controlar tudo salientou: diante de qualquer acontecimento a pessoa deveria perguntar: "Quando estiver se sentindo fora de controle-- furioso,ansioso,amedrontado, o que for-- experimente seguir estes quatro passos:
1) Primeiro, mude o contexto. Diga para si mesmo:"Não tenho controle disso, mas poder sim. a realidade é esta.
2) Depois pergunte: " Essa emoção, sensação ou atitude serve para mim?
3) Agora indague a si mesmo:Então, onde está o meu poder? Qual é  a melhor coisa que eu posso  fazer e que causará a maior diferença?
4) Agora faça isso.
lembre-se que o objetivo aqui não é sentir-se à vontade  mas ,sim , aprender como enfrentar melhor o desconforto que já está sentindo. A solução para se livrar de um a sensação incômoda não é ignorá-la ou evitá-la,mas pensar e fazer coisas  que reduzam os seus efeitos negativos,conseguindo com o tempo, eliminá-los de sua vida."
Outrossim, saliento que a rejeição  demonstra o sentimento , opinião de outra pessoa  e nada tem a vê com a vida  da pessoa rejeitada , desta forma a rejeição só  terá poder sobre o rejeitado , caso este empreste seu poder para este acontecimento, portanto, diante da rejeição o importante é a aceitação e com calma viver o luto com calma , pois, com certeza a alegria voltará a reinar ,porque nesta vida não há mal que dure para sempre.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios