Pular para o conteúdo principal
Para pensar !
Oração da serenidade!
"Concedei-nos, Senhor, a Serenidade necessáriapara aceitar as coisas que não podemos modificar,Coragem para modificar aquelas que podemos,e Sabedoria para distinguir umas das outras."

Oração  utilizada pelos grupos de mutua ajuda, oriundo dos Alcoólicos Anônimos, irmandade que surgiu nos ,Estados Unidos, através de : Bill  W .corretor da bolsa de valores e  um médico Dr.  Bob, ambos Alcoólicos em estado terminal.Os Alcoólicos Anônimos  atualmente conta com mais de três milhões de Alcoólicos  em recuperação no mundo. Na verdade e o AA como é conhecido mundialmente promoveu uma revolução silenciosa ,pois, através do AA existe mais 280 Irmandades recuperando  todo tipo de compulsão;Foi uma extraordinária ruptura de paradigma.Salientamos que a oração da serenidade  tema deste texto é utilizada nas salas dos grupos de doze passos , sendo recitada no início e final das reuniões. Mas, quem criou  esta oração, tão sábia e poderosa ? A origem desta extraordinária oração é desconhecida, mas existe  muitas explicações para o surgimento desta oração,mas a Wikipédia informa":A Oração da Serenidade é uma oração enraizada na vida e no espírito de grupos de ajuda mútua que se utilizam do Programa de 12 passos de Alcoólicos Anônimos.Não há consenso entre pesquisadores sobre as origens e a autoria da oração.
teólogo protestante Reinhold Niebuhr (1892–1971), que trabalhava no Union Theological Seminary (Estados Unidos), reivindica para si a autoria da oração, tendo declarado ter escrito a oração como introdução para um sermão sobre Cristianismo Prático. Mas ele mesmo, acrescentou dúvida à sua reivindicação quando declarou: "Naturalmente, é possível ter havido algo parecido durante anos ou mesmo séculos, mas eu não penso assim. Acredito honestamente ter escrito a oração".
Segundo investigadores das origens da oração, a primeira forma da oração, teve sua origem em Boecio, filósofo romano (480-524), autor do livro Os consolos da filosofia.
Foi a partir dai que as ideias da oração foram utilizadas por religiosos.
Sabe-se que depois da Segunda Guerra Mundial, um professor da universidade do norte da Alemanha, Dr. Theodor Wilhelm, que dera início a um renascimento da vida espiritual na Alemanha Ocidental, aprendeu a "pequena oração" através de alguns soldados canadenses.
Wilhelm havia escrito um livro, no qual incluíra a oração, sem citar o seu autor. Com o aparecimento da oração em muitos lugares diferentes: entre oficiais do exército, escolas, e outras instituições surgio um nome literário de um possível autor - Friedich Oetinger, pietista do século dezoito.
Uma das hipóteses é de que Wilhelm adotou o pseudônimo de Oetinger, por admiração a seus antepassados do sul da Alemanha.".Portanto a informação histórica está bem explicitada ; Assim , o importante é a compreensão de sua poderosa mensagem.Esta oração não solicita bens materiais, não solicita poder,; ela inicia solicitando um bem espiritual que é  serenidade,  mas não pede muita serenidade, ou toda serenidade, apenas pede a serenidade necessária; eis um pedido sem egocentrismo, eis um pedido maduro, equilibrado; nada de exagero..
Mas, para  que finalidade é solicitada a serenidade ?solicitada para aceitar as coisa que não podemos modificar.Na verdade na vida de qualquer pessoa ocorreu, ocorre e ocorrerá coisas que o ser humano não tem poder de mudar  tais coisas ,são  imutáveis . são causas permanentes de sofrimento, perda de energia tentando modificar o que não pode ser modificado. Assim  a oração da Serenidade ,ataca de frente a principal causa de sofrimento humano, aceitar com serenidade o que não podemos modificar.No entanto a oração não para neste objetivo inicial , ela solicita outro bem espiritual que é coragem,mas coragem para que?   Para modificar as coisas que podemos e assim elimina toda causa de sofrimento ,pois mudando o que pode e deve ser mudado e aceitando o que não pode mudar, não existe problema .Contudo  a oração  solicita mais um bem espiritual que é sabedoria, sabedoria para que?Para distinguir uma das outras. Portanto, com sabedoria a pessoa  saberá o que pode mudar  e o que não pode mudar.Destarte,a pessoa que entender e praticar esta oração torna-se um sábio e conquistou a vida. Esta oração deveria ser escrita em fogo no céu para que todos vissem e vendo aplicassem em sua vida esta receita espirital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios