Neste plano de existência nada é permanente tudo é passageiro, uma vez que não existe eternidade na lei do tempo. No entanto as pessoas buscam de todas as formas perpetuarem os momentos bons, e, eliminarem os momentos ruins. Assim, começa a ansiedade, medo , e o processo de fuga do agora para o passado ou para o futuro, desejando, criando expectativas melhores.
Desta forma o ente humano aniquila o agora a única possibilidade de vida. Portanto, o ente humano vai desperdiçando sua vida, imaginando que o passado, ( o passado que já findou), ou futuro, (que ainda não é), são melhores do que o momento presente.
Então que fazer ? O caminho para uma vida saudável é o ente humano aprender a desapegar-se, viver neutralizando os momentos, os acontecimentos, os relacionamentos. Posto que um dia quer você queira ou não vai ter de largar tudo de forma abrupta, bens materiais, amores, amizades, dores sofrimentos, enfim tudo.
Eis, o grande drama existencial, portanto é importante a pessoa aprender a desapegar-se, através da aceitação de tudo que ocorrer em sua vida. Entretanto, este processo não é fácil porque o homem prefere a dor conhecida, do que a felicidade desconhecida. Tal fato é responsável pela imensa dificuldade dos entes humanos de finalizarem os negócios, as relações más sucedidas. preferem a dor conhecida do que a buscar outra possibilidade desconhecida; eis, o nó górdio da vida humana!
Assim, tornar-se fundamental que o homem aprenda e compreenda mesmo que ele queira é impossível controlar eventos e pessoas, por que o futuro pode ser, mas pode também não acontecer. Logo urge ao ente humano não deixar negócio inacabados, não querer perpetuar eventos, visto que só causará bastante dor emocional. O que fazer para viver amando e nada segurando? Na verdade não existe o como, uma receita pronta para a pessoa seguir. William James, psicólogo americano, afirmava: "A melhor forma de se incorporar uma virtude é agir como se, ou seja, agir de acordo com a virtude desejada". Assim, o caminho seria a pessoa agir como fosse desprendido, desapegado que com certeza, irá aprender a ser desprendido. Mas, para agir como desprendido é preciso vencer o medo do desconhecido, do amanhã. Pois, o maravilhoso da vida é esta ausência de certezas é o caminhar de braços dados com o desconhecido. Só os fracos precisam de certezas, de crenças, de muletas metafísicas. Visto que são ávidos de aprovação, felicidade, e averso a dor, mas a vida serve tudo numa bandeja, eis o grande dilema para eles, para mim, eis a magia da vida, viver sem nada segurar. Confesso que ainda não consegui largar cem porcento. Ainda estou preso, por isso tenho medo...
.
Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância. Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!