Os adágios populares representam o supra sumo da sabedoria popular e, ao longo do tempo é fundamentado. Uma vez que, geralmente é de autor desconhecido e, é repassado através da palavra articulada em forma de conselho, sugestão, ou alerta. Este ditado representa uma visão prática, chama a atenção para os seguintes fatores: 1) É melhor realizar as tarefas bem feitas; 2) A pressa atrapalha; 3) O hábito da preguiça é um sério defeito de caráter. Portanto, bastante prejudicial. O primeiro fator contém uma sabedoria prática, posto que, realizar as tarefas, os serviços , de forma apressada produz resultados negativos, insatisfatórios, e, na maioria das vezes o preguiçoso terá que refazer as tarefas. Assim ele trabalhará dobrado! Além de causar uma impressão bastante insatisfatória passando uma imagem de uma pessoa relapsa.
Portanto, fica evidenciado que o preguiçoso trabalha mais. O segundo item lembra ao viciado em preguiça que a pressa é inimiga da perfeição, além de com certeza, ser mãe do erro. Além de favorecer o hábito nocivo da procrastinação. Ademais, o apressado come cru, por isso, se dá mal, além de errar mais. O terceiro fator demonstra que a preguiça é um hábito negativo e prejudicial. Citamos uma fábula conhecida por muitos a formiga e a cigarra, a mensagem desta estória é a seguinte: "Enquanto a formiga trabalhava a cigarra permanecia no ócio, apenas cantando, e, quando o inverno chegou a cigarra estava desprevenida, enquanto a formiga estava surtida de mantimentos. A inconsequente cigarra foi pedir ajuda da formiga e recebeu a grande lição "continue a cantar sem nada fazer"! Eis a trágica sina do preguiçoso, depender dos favores dos outros". Não obstante, o enorme prejuízo da preguiça acreditamos que neste mister não escapa um, pois quem nunca sentiu o irresistível desejo de em algum dia nada fazer, ficar de pernas pro ar? Quem não se arrasta para o trabalho lamentando o término de um fim de semana prolongado? Salientamos que o importante é mantermos uma fronteira bem delineada que determina onde a preguiça pode atuar e, onde deve ser eliminada peremptoriamente. A fronteira é jamais procrastinar, e, jamais fazer algo de forma apressada, visto que, são indícios evidentes de preguiça crônica... Além de comprovar que o preguiçoso trabalha dobrado.
Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância. Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!