Raiva é um sentimento nefasto. Raiva envenena o sangue, causa muita infelicidade. Não é atoa que o budismo afirma: " Ter raiva é tomar um copo de veneno acreditando que o outro irá morrer." Outro aspecto da raiva é que onde existe raiva existe medo. Segundo o estoicismo tudo que acontece a uma pessoa é de duas natureza:" 1) a pessoa tem algum poder; 2) a pessoa não tem poder. Portanto fica evidente segundo o pensamento estóico que um sábio não perde tempo e energia com as coisas que não tem poder, ele só trabalha naquilo que tem poder. A raiva geralmente é uma manifestação de falta de aceitação de algum evento que o homem não tem poder ou capacidade de mudar. Desta forma, este tipo de raiva ocorre por desejar algo que não não depende de si sua realização, como: amor de uma pessoa, fama, reconhecimento social, lealdade de algo, etc. Não tenho dúvida em afirmar que se eliminarmos de nossas vidas as preocupações com aos coisas que não temos poder só restará a raiva factual.
Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância. Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!