Tempo para Krishnamurti é o Tempo cronológico, tempo do relógio e o Tempo psicológico, tempo do pensamento. Já com relação ao medo também ocorre o medo real e o medo psicológico. Assim, tempo do relógio é o Tempo do calendário são as datas dos eventos da humanidade. Não permite dúvida. Mas, o Tempo do pensamento se faz necessário uma demonstração mais efetiva, portanto, o Tempo psicológico ocorre na subjetividade de cada pessoa, este tempo cria a ideia de progresso, de transformação, por exemplo: " o pecador cansado de pecar busca esse tornar santo". O processo de ir do pecador para o santo gera o vir a ser. KTempo psicológico. O medo segue a mesma linha de ação medo real quando ocorre um fator real gerador do medo. Medo psicológico quando sem motivo o pensamento imagina que uma situação terrível possa a conter no futuro ou algo que já aconteceu possa tornar a acontecer.Já os animais vivem no eterno presente e só manifestam medo real. Portanto, só o ente humano cria a ideia de vir a ser, (que é tempo). Da mesma forma o ente humano através do pensamento cria o medo psicológico ou medo do pensamento , por exemplo : O homem em sua residência protegido passa a pensar que amanhã poderá morrrer ou sua esposa ou filho podem morrer ou que uma doença acontecida no passado possa retornar. Como observamos existe uma elaboração do pensamento gerando medo. O medo real ocorre quando existir uma causa real como um homem louco com uma faca vem em minha direção, neste momento em segundos surge o medo real. Pense nisso.
Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância. Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!