Pular para o conteúdo principal

O privado virou Público.

               Na época atual, (denominada de pós  moderna), ocorreram significativas  transformações  através  da revolução  tecnológica  onde preponderam como grande fomentadores  das mudanças a informática, e principalmente  a Internet,que transformou o mundo em uma aldeia global.Atualmente, uma informação  que já levou anos para chegar em outros países, agora chega em segundos, minutos, podemos dizer  em tempo real, assim, as informações  chegam as mais remotas cidades; isto é um fato.
             Esta revolução  da informação  gerou oportunidade,viabilizou possibilidades  de negócio  nunca imaginado, gerando riquezas. Da mesma forma,o modismo foi  mais facilmente implantado, bons e maus exemplos são rapidamente difundidos.
           Hoje o público foi banalizado,não assombra mais. Portanto,  desta  prática ocorreu um fenômeno  que está penetrando todas as camadas sociais  que é: "O privado está minguando, está tornando-se público. Hoje é comum o registrar com fotos, e publicar na Internet:parto, o nenê  mal nasceu; já está na Internet,viagens em família,  comemorações  íntimas, reuniões  de estudo ou negócio, etc. A febre do Self tomou conta, as pessoas deixam de usufruir  os momentos, preocupadas com o  Self.
            Mas, acredito que o privado deve continuar privado,a intimidade deve ser preservada como um grande tesouro, a intimidade, é uma reserva emocional. Infelizmente o que vemos é uma loucura, jovens publicam fotos mostrando parte de sua intimidade física, pais publicam fotos dos filhos pequenos de cuecas,calcinhas, e,  mal o relacionamento inicia,fotos são publicadas expondo o  grande amor.Tudo ocorre rapidamente, com a mesma rapidez termina,mas tudo é publicado nas redes sociais.
            Entretanto, acredito na importância  da intimidade, na preservação  da vida íntima, porque na intimidade  ocorre o verdadeiro aprendizado, o direito de demonstrar vunerabilidades para as pessoas certas no momento certo. Atualmente,as amizades são virtuais, na rapidez de um clicar centenas, milhares de amigos surgem, tem pessoa com dez,vinte mil "amigos," mas tais amigos são sem cor, sem cheiro; sem sabor,e podem ser descartados com um apertar de  um comando.
            Prefiro o real ao virtual, prefiro aconchego da intimidade do que a publicidade do face, Whatzap, do G+; porque na intimidade posso, e  devo ser o que sou, e na virtualidade basta parecer ser. Contudo, o mais grave é o problemão que pode acarretar,  com o uso indevido da imagem, de cenas íntimas. Uso estas tecnologias com moderação por exemplo, este blog onde escrevo e publico meus artigos.A palavra de ordem é cuidado com os excessos. Mas, reconheço o forte poder viciante da Internete, ficar oline é uma obsessão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...

Fanatismo Religioso, O Mal da Humanidade!

          O fanatismo religioso é perverso, porque cega a vítima tirando dela a condição fundamental  que é a liberdade existencial. Portanto, através do fanatismo  o ente humano comete os maiores crimes, (mata, tortura, comete as piores barbáries). Tudo isso, porque outras pessoas, sociedades ousaram nutrir uma fé  em Deus diferente.          Nos últimos séculos foram assassinadas  milhões de pessoas,  um absurdo! Genocídio, (tudo em nome de  "deus"), apenas porque acreditaram  ou cultuaram  uma forma de deus diferente, eis a maior estupidez cometida pela "humanidade"! As guerras religiosas são cruéis; recordo-me que estava lendo  uma excelente biografia de Montaigne, com o titulo  como viver, escrito, ("por sarah Bakewe no livro é descrito uma cena da guerra entre católicos e protestante  em 1570, eis a cena: A comoção na casa  de Coling cau...

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que ...