Pular para o conteúdo principal

Angústia!

         Sartre definia angústia como  o pensar sobre alguma experiência má, negativa que aconteceu e poderá acontecer novamente, ou então imaginar algo muito  mau que poderá acontecer em um futuro próximo, este pensamento gera a angústia que é uma espécie de medo psicológico. Por exemplo: ( um homem depara -se com uma imensa cobra pronta para dá o bote, logo surge o medo; após passar o perigo, já em sua residência, ele pensa que poderia ter morrido, o pensar sobre o acontecimento passado  gera angústia ). Assim,  angústia é fruto do processo  de remoer cognitivamente uma situação aflitiva  geralmente imaginando o pior.
            Os animais não têm angústia, pois não são autoconscientes, ( os anim5ais existem,  mas não sabem que existem ). Só o homem sabe que existe e que findayrá um dia, portanto  tem angústia, tal sentimento está ligado ao medo crônico da morte.
            Portanto,  o bem maior da humanidade  é a sua capacidade cognitiva, inteligência. Mas tal atributo provoca angústia  e  medos. Qual a diferença entre angústia e medo?  Medo é uma resposta imediata do homem  a algo  que ocorre no agora, de forma concreta, colocando em risco a sua  integridade física, mental e emocional. Assim, este tipo de medo nada tem a ver com a angústia,  pois  ocorre no instante presente  e de forma integral, como  resposta impensada a algo ameaçador  que ocorre de forma real.
          Enquanto a angústia  é um processo imaginado, elaborado pela mente que sai do instante presente para um futuro, que pode acontecer, mas pode também não acontecer. Então, a primeira característica da angústia é ser um produto do pensamento.  A segunda característica da angustia é que ela só ocorre no agora mas em relação  ao futuro. Assim ao  observarmos  o processo temporal vemos que  a temporalidade com a ideia de passado, presente e futuro faz parte da subjetividade humana. Portanto  o homem cria  o tempo via pensamento  e com esse processo cria  o medo que só ocorre na temporalidade. Então como  atuar diante de fatos complicados, indesejáveis e até mesmo trágicos? Não existe nenhum processo mágico que elimine o sofrimento da vida humana, pois quem vive, um dia será  marcado  pela dor, pelo medo, despero, ou qualquer outro fator. A verdade é que a transitoriedade neste plano é uma certeza inexorável. Assim, não adianta perder alegria do agora, imaginado o que um dia vai acontecer, como  a própria morte ou a morte de um ente querido. Pois, este tipo de sofrimento, angústia é desnecessário, inocuo. Mas, o medo é enorme então o homem busca uma maneira de silencia-lo, através da crença em um mundo  para os mortos viverem eternamente, sonho maior da humanidade. Eis, um grande contra senso, porque como algo tão antagônico a vida  possa ser o passaporte para uma vida eterna? Morte e vida segundo Epicteto, jamais se encontrarão, e quando uma está a outra não. Assim, seguir  o caminho da crença de uma vida pós morte , com  a mesma personalidade, Sr. Fulano ou Sra  fulana , com os defeitos de caráter , ou então que aquele corpo totalmente decomposto será  refeito,  tudo isso só para aplacar o medo e eliminar  a angústia. Sei e respeito as crenças de cada pessoa  mas enquanto a pessoa  não buscar vê a verdade e aceita-la  integralmente , jamais conseguirá  encontrar uma paz,  apesar da transitoriedade da vida e de tudo.
          Contudo, o processo da angústia  vai  infestando toda relação menor, como: Posse material, poder, controle de situação, amor; aprovação,  etc. Assim, um Ser que passará apenas algumas dezenas de anos vive preocupado  de tal forma como fosse viver para sempre. Repare o drama   da  humanidade  por  causa de prejuízos materiais, tal forma de viver está de acordo com  a visão do Dalai Lama :(" O homem perde a saúde em busca de dinheiro, bens materiais,  depois gasta o dinheiro em busca da saúde, assim  vive  como se nunca fosse morrer e o pior acontece, morre sem ter vivido"). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios