Nenhum Ser vivo é para sempre. Todos têm prazo de validade, algumas dezenas de anos. Também os amores, felicidades, sofrimentos, enfim tudo um dia acaba! Uma verdade que marca a vida do ente humano é a transitoriedade. A morte segundo Sócrates é o que motiva o homem buscar respostas sobre o findar, e,a possibilidade de vida pós morte. Já Nietzsche foi um contestador do cristianismo, das ideologias que negam o mundo da vida, e, prometem um mundo pós morte.(o paraíso, céu), a tal procedimento Nietzsche denominou de niilismo. (trocar o real pelo ideal).
Não obstante, o findar, a morte, para Nietzsche a vida é tudo, sem ela nada. Por isso ele defende o amor fati ( amor a vida como ela se apresenta. Porque para ele fora da vida não existe a menor possibilidade de uma transformação efetiva, nada pode ser realizado fora da vida. Assim é fundamental saber que a vida não é para sempre. A vida só agora! Fora do agora, só existe pensamento, memória. Portanto viva cada momento sem apego a pessoas, coisas ou bichos, posto que todo apego produz dor existencial... angústia. Pouco importa a mera repetição sobre "verdade," "deus," porque nenhum mortal pode desbravar o desconhecido.
Uma vez que neste mundo o que importa é atitude de vida.Teorias sobre o amor nada produzem visto que só o ato de amar incodicional, as ações devem prevalecer sobre as ideias. Então o que fazer? Valorize cada instante, seja atencioso, aprenda sobre si, observe seus pensamentos, suas prioridades porque boas intenções nada valem diante as atitudes... Não deixe o medo prevalecer, nunca seje indiferente diante a vida. As ideias de salvação eterna, de uma vida pós morte para Nietzsche são formas de negação da vida, ele denominou tal atitude de niilismo que é trocar o real por uma ideal.
Não defendo Nietzsche em tudo, mas suas ideias sobre valorizar a vida, de valorizar o mundo do agora são boas. Por que não tenho dúvida que o ente humano é um ser atormentado pelo medo da morte, por isso ele aceitou as ideias religiosas sobre salvação eterna. Mas a verdade é que o homem nada dabe sobre o pós morte.
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