Pular para o conteúdo principal

Ação ou Sentimento?

              O povo ocidental  valoriza  bastante o  exterior,   ( o mundo do ter), este tipo de foco  previlegia a força, o poder, o valor  da realização. Assim, Quando uma pessoa  encontra um amigo  suas  perguntas vão em direção ao mundo do ter: (Como você está vivendo? Onde está morando?  O que você tem feito?  Como vai a família? As  respostas mostram plena sintonia com  este mundo de realização,  pendem   para  o lado  da realização material,logo o amigo responde, ("estou bem, tenho uma empresa  que esta´prosperando, meus filhos todos estão formados, e bem colocados"), nenhuma palavra para descrever os sentimentos, as alegrias, as realizações espirituais, suas dores,angústias, etc), se respondessem afirmando verdades subjetivas, que causariam  um imenso impacto  ao amigo, que  ficaria estupefato, intrigado, porque não esperava tal resposta, pois também  ele não estava interessado,sua pergunta representa uma formalidade.

       Portanto, neste tipo de mundo,  que  o objetivo  maior é o sucesso pessoal. As pessoas são medidas pela conta bancaria, ou contra cheque, ou por seu título acadêmico. Assim, a força de vontade é super valorizada, torna -se referência de sucesso, estórias são contadas listando, demonstrando como alguém que conseguiu  ficar rico do nada! Só com a cara e a coragem, ou como alguém que  concluiu um curso superior  estudando a luz de velas  e trabalhando muito duro. Estas estórias  são super valorizadas, enaltecidas  formando o paradigma da pessoa bem sucedida, que impera na sociedade atual. O executivo bem sucedido, o homem vitorioso, são referências de sucesso. Por outro lado as pessoas que apresentam mais dificuldades, não conseguem êxitos , vivem de forma simples sem grande riqueza  material, são  consideradas derrotadas, fracassadas.

          Visto que, devido a estes valores  vivenciados e aceitos pela sociedade, o sistema de educação tem um foco centralizado na competição e no adestramento cognitivo, os valores ético e morais nadam representam. Portanto, (afetividade, autoconhecimento, solidadriedade ,são práticas  totalmente esquecidas). Fato que  determina a formação de uma sociedade atual: doente, sem afetividade, desrespeitosa, extremamente violenta e competitiva, onde o outro nada vale, eis a pura realidade.

          Do exposto,observamos  como consequência o desamor, pais e filhos pouco se  abraçam, não se beijam, pais não falam de suas dores, seus medos,  fracassos, a intimidade é algo impensável, inimaginável. Enfim, as pessoas não falam sobre si,falam sobre coisas, sobre vitórias; não brincam no a chão,  não valorizam o lúdico,  o respeito, a integridade, congruência, até porque raramente são congruentes. porquanto, neste mundo deformado, capenga de afetividade, a  força de vontade é fundamental, preponderante, mas é sempre bom  lembrar  que este mundo é mundo do ego.

        No entanto, vou apresentar um mundo totalmente diferente deste que foi exposto até agora; não é  um mundo fictício, irreal, pelo contrário é  um mundo real e possível, mas que foi deixado de lado. Neste mundo o mais importante é o respeito ao outro, o respeito aos sentimentos dos outros, porque neste mundo existem  sentimentos  e são expostos. Desta forma as crianças são respeitadas e aceitas,   pelo que são,  as crianças muito inteligentes,  como as que têm  imensas dificuldades são aceitas sem em igualdade, sem preconceitos, portanto, todas são acatadas,como são. Neste mundo se ensina e explora o cognitivo transmitindo todo conhecimento importante, para a formação intelectual deste ser, mas sem jamais se esquecer o lúdico. Nada é negligenciado, tudo tem sua importância. Acredito  que neste segundo modelo de mundo, força de vontade que representa a força do ego ficaria para o segundo plano, em seu lugar preponderaria a boa vontade, que  é um estado de maior eficácia, mas sem a utilização do ego. A boa vontade não é exclusiva pelo contrário é inclusiva. kant em  sua crítica da razão prática foi  É evidente afirmando: (" o homem pode usar a boa vontade, para superar anseios perniciosos, antiéticos, boa vontade é uma força  da consciência que permite ao ente humano optar pelo certo). Contudo, quero explicitar que não estou falando a respeito de uma sociedade existente isoladamente,  de algum  mundo perdido. Quando me refiro ao dois mundos, estou  apenas apresentando uma visão de mundo. Não tenho dúvida,  quando alguém adota um modelo de mundo em sua vida é evidente que vai conseguir resultados compatíveis com  o modelo escolhido.
        Saliento que em nossa sociedade atual estas duas visões de mundo existem concomitantemente, mas a que prepondera é a ideia do mundo como  poder,  realização, por isso seus resultados são mais para exterioridade negligenciando a subjetividade. Todavia, é importante ressaltar  que o ideal seria o equilíbrio  entre exterioridade e subjetividade, sentimentos e ação.Deixo a pergunta, o que deve  prevalecer ação ou sentimento?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios