Empirismo tem como principais representante: (David Hume e Robert Locke), esta corrente de pensamento demonstra a importância da experiência na vida humana e nega que exista conhecimento sem experiência, ( conhecimento só através dos sentidos). Assim, todo conhecimento é fruto da experiência via sentidos e impressões. O homem ao nascer é uma tábula rasa, e só após começar interagir com o mundo via experiência através dos sentidos que ele vai formar integralmente seu conhecimento.
O Racionalismo que tem como principal representante Immanuel Kant nega o empirismo, e afirma que a experiência é importante, mas sozinha, sem algumas condições o conhecimento efetivamente torna-se inviável. Então que condições são essas? Para Kant o homem traz consigo de forma inata conhecimentos apriorísticos subjetivos, intuições que permitem a utilização das experiências, gerando o conhecimento. Mas, como Kant explica tal processo? Em sua obra prima, (Crítica da Razão Pura), Kant em linha gerais afirma : ( A existência de conhecimentos puros, ideias apriorísticas, que são formas de intuição que não dependem da experiência e que são utilizadas diante da experiência permitindo a elaboração do conhecimento. Pois, no relacionamento com o mundo o ente humano é afetado via : (sensibilidade e intuição).Sensibilidade é a forma passiva que somos afetado pelo objeto; enquanto intuição seria a nossa resposta direta ao objeto.
Portanto, somos afetados e respondemos a esta sensibilidade de que forma? Funciona assim, as sensações como : (Cor, cheiro, calor , textura). São nossa experiência dos objetos, mas, para transforma-los em conhecimento se faz necessário uma organização e esta organização se dá através das ideias intuitivas puras denominadas: (Espaço e Tempo). Assim tudo com que mantemos relacionamento produzirá sensações, e respostas intuitivas, mas para efetivar tais respostas se faz necessário uma organização via espaço ou tempo. Por exemplo ao pensar em uma mesa se faz necessário situa-la em determinado espaço, assim uma sala seria o espaço, no entanto, é interessante observar que retirando a mesa da sala, a sala permanece, como sala vazia, mas se retirarmos a sala, o espaço, a mesa ficaria flutuando no nada? Impraticável tal situação.
O tempo é nossa dimensão interior, também é uma forma de intuição pura necessária, pois o homem sem sua dimensões de tempo não existe, ou seja, o eu necessita da ideia de passado, presente, futuro, que são dimensões internas inerente a sua concepção. Mas, espaço e tempo são dimensões do sujeito, e não do mundo em sí. Assim, para que ocorra conhecimento se faz necessário: ( experiência , intuições apriorísticas, espaço e tempo), porque sem espaço que representa o exterior e o tempo o interior torna-se - á impossível qualquer forma de conhecimento, relacionamento. Enfim tudo gira entorno de categorias intuitivas que Kant apresentou doze , ei-las: Quantidade: (Unidade, Pluralidade e Totalidade). Qualidade: (Realidade, Negação e Limitação).
Relação:( Substância, Causalidade e Comunidade). Modalidade: (Possibilidade, Existência e Necessidade). Portanto estas
categorias são inatas e permitem que o homem interagindo com a experiência organize seu conhecimento. Desta forma, Kant uniu ao empirismo o racionalismo. Assim, quando um menino observa um homem chutar uma bola, ele como tem interiorizado em si a categoria casualidade, portanto, ele sabe intuitivamente que o deslocamento da bola foi produzida pelo efeito chute. Como podemos comprovar nas palavras de Kant, ("Sem sensibilidade nenhum objeto nos seria dado, e sem entendimento nenhum seria pensado. Pensamentos sem conteúdo são vazios, intuições sem conceitos são cegas").
O Existencialismo demonstra que o homem é o centro, ele tem plena liberdade de organizar seu conhecimento e tornar-se um ser em constante evolução. Portanto para o existencialismo o homem vai ao longo da vida se construindo em plena liberdade. A figura central é o homem e tudo que acontece com ele é fruto de sua atuação,de suas escolhas e ação diante do mundo. O existencialismo ateu que tem como Sartre seu principal representante afirma que a existência precede a essência, ou seja, nenhum criador, Deus, criou o homem, pois, o homem brotou do nada para a existência, e como não foi criado, ele vai ao longo da existência se elaborando. Se construindo.
Portanto, não existe uma verdade única, assim tanto empirismo, como racionalismo e o existencialismo salientam aspectos da verdade. São importantes,como aspectos de uma verdade universal.
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