Pular para o conteúdo principal

Síndrome de Abstinência Nas Relações !

        Após a interrupção brusca de uma dependência, seja dependência de ingestão, de atividade, ou de relacionamento, ocorre um período de intenso sofrimento, proporcionando um enorme mal estar físico, mental, espiritual. Neste período geralmente o dependente prefere o retorno à  dependência. Entretanto a dependência de relacionamento romântico sexual  é  a que  produz a mais intensa dor emocional, (a maior síndrome  de abstinência ),  levando o dependente para o extremo sofrimento, e abandono, que muitos não resistindo preferem o suicídio,  (ou o mais grave o extermínio  do parceiro, e as vezes da família). A depressão é extrema,  a vida fica sem atrativo, caótica, o luto é tão intenso, que a pessoa prefere a submissão de abusos cruéis, como alcoólismo, adicção em  drogas pesadas, abusos sexuais, traição,  do que enfrentar a dor da crise de abstinência, perdendo seu amor próprio, sua dignidade, e o respeito dos amigos. Então o que fazer? Primeiro buscar ajuda profissional, e dos grupos de doze passos, (como codependentes anônimos), em seguida buscar uma preparação espiritual, para melhorar, treinar a arte do desapegar. No entanto, outro instrumento muito forte é escrever um diário narrando a dor de cada dia,e  as melhoras, funciona,como funciona! 
        Saliento, que a dor gradativamente vai diminuindo, o luto vai um dia terminar, tudo passa. Passando pelo luto sem fugir para outras aventuras, vivendo cada dor, acontecerá a recuperação, por consequência a libertação  da dependência escravizante. Portanto, não  adianta correr atrás de outro relacionamento, sem passar pelo luto, porque  é como  um  alcoólatra que não bebe, e vai para maconha, (se complica,  acaba gerando outra   dependência). Quando se passa pelo luto com calma, ocorre uma preparação para um relacionamento melhor e mais gratificante, ficar só,  proporciona uma avaliação e recuperação mais efetiva. Não estou falando como profissional, sim pela experiência acumulada ao longo da vida.
        Posto que experiência  é vida de primeira mão, portanto importante. Neste período de luto é fundamental cortar qualquer aproximação  com a pessoa significativa, lembre-se: (você não é  bombeiro, para ficar perto  do fogo). Outro aspecto fundamental é não alimentar raiva, rescentimentos,  porque tais sentimentos formam o aço das grades das prisão. Assim, tudo é simples, fácil, mas a imensa maioria não consegue fazê - lo,  por quê?  Porque apesar de ser muito fácil realizar é bem mais fácil não realizar. Mas,se tudo falhar você tem dois recursos: (converse com você, fale alto, exponha sua dor, fragilidade para si mesmo, por último recite e pense, sinta a oração da serenidade). Se praticar parte destas sugestões  a liberdade chegará.

Comentários

  1. Bom Artigo. Apesar de achar, por experiência própria, que existem variáveis. É possível que haja pessoas com grande dificuldade de desenvolver empatias com as necessidades do (s) parceiro (s) com relação aos jogos, carências e outras características comuns aos adeptos do Amor Romântico. Por isto, acabam a ter vários relacionamentos para fugir da pressão social, desenvolvendo algum estereótipo de autodefesa para não se comprometer com patrões sociais advindos do Amor Romântico. É possível que haja pessoas que não sinta necessidade de ter um parceiro apenas para satisfação de carências afetivas ou sexuais. É possível que haja pessoas que se sentem completas - ou incompletas - consigo mesmas, não têm e não querem o tal "complemento" apregoado pelo Amor Romântico. Particularmente, acho completamente louco e sem sentido algum uma pessoa que não é, ou não busca ser inteira, que precisa de outra. Quanto aos relacionamentos, gosto mais do modelo antigo! Mais prático, mais durável, mais produtivo... Agora, creio que dependência afetiva é um transtorno psíquico passível de tratamento.

    ResponderExcluir
  2. Jânia,obrigado pelo comentário,porque é importante a interatividade. Concordo em alguns aspectos de seu comentário,principalmente quando você fala do ser completo.Na verdade toda dificuldade começa com a incompletude. Pessoas incompletas buscam outras para se completarem,acabam gerando dependência afetiva,sofrimento emocional.No entanto pessoas completas podem e mantêm relacionamentos felizes,pois são interdependentes . Abraço Walter Castro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios