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Silêncio e Amuo!

       "  Basta que me façam algo de mal, eu o “retribuo”, disso esteja-se seguro: logo encontro oportunidade de expressar minha gratidão ao “malfeitor” (por vezes até pelo malfeito) — ou de pedir-lhe algo, o que pode ser mais cortês do que dar algo... Parece-me também que a palavra mais grosseira, a carta mais grosseira, são ainda mais humanas e mais honestas do que o silêncio. Aos que silenciam falta-lhes quase sempre finura e cortesia do coração; silenciar é uma objeção, engolir as coisas produz necessariamente mau caráter — estraga inclusive o estômago. Todos os calados são dispépticos. — Veja-se que não desejo ver subestimada a grosseria; ela é, de longe, a mais humana forma da contradição, e, em meio ao amolecimento moderno, uma de — Quando se é rico o bastante para isso, é inclusive uma fortuna estar errado. Um deus que viesse à Terra não poderia fazer senão injustiça — tomar a si não a pena, mas a culpa , é que seria divino. ". Nietzsche  Ecce Homo.
         O texto acima de Nietzsche contesta o que comumente a sociedade  tem ensinado às pessoas. Será verdade? Antes é preciso compreender Nietzsche  como um contestador social. Ele gostava de se intitular como uma dinamite, como um genealogista da moral. Nietzsche  não acreditava em transcendência; não acreditava na metafísica, tampouco  em religiões. Na verdade Nietzsche  falava  sobre a relação  de poder como um processo do forte se impor e dominar o fraco. Mas, o fraco, o decadente criou estratégias para vencer o forte, entre as artimanhas  criadas podemos citar: a inversão dos valores sobre forte e o fraco, colocando o forte como mau e o fraco como bom; a ideia de céu para o fraco, sofredor, e inferno para o forte. Definiu niilista como a pessoa que acredita no ideal em detrimento do real.
          Portanto, Nietzsche precisa ser entendido como um demolidor de valores, o texto acima segue esta linha, um vez que a hipocrisia social prefere parecer ser do que ser, assim, no texto o ponto central é a condenação  do silêncio, como estratégia diante um agressor. Nietzsche acha engolir as coisas produz mau caráter, bem melhor para ele pagar na mesma moeda.Tal ideia contesta a ideia cristã de humildade, mansidão, de pagar o ódio com amor. Acredito que na nossa época os valores religiosos perderam influência, logo, Nietzsche  como iniciador da pós modernidade está refletindo estes valores. No entanto, acredito que no que concerne ao silêncio diante a ofensa existe duas formas de silêncio: o engolir, calar de forma forçada, o amuo, e, o silenciar com sabedoria  superar a ofensa pela transcendência do mal, uma superação. Neste caso o silêncio representa uma escolha consciente diante um ofensor, e tal escolha é a culminância da sabedoria. Neste caso o silêncio  representa uma ação para poucos, para os raros, os  desenvolvidos.

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