Pular para o conteúdo principal

Prisão Interior!

          A mente humana é prodigiosa, mas deve ser bem  observada,  pois, a  mente que não é coordenada pela presença interior, tornar- se - á  fonte de sofrimento, porque ela não consegue  manter  uma  saúde mental e emocional, por causa dos pensamentos invasores que chegam do nada gerando  um estado  mental caótico.Outrossim, é importante o homem compreender que semelhante atrai semelhante,assim, sentimentos negativos,  pervertidos atraem pensamentos afins.
      Portanto,  mesmo que a pessoa procure lutar para mudar tal quadro,  não conseguirá, haja vista,  os pensamentos  negativos já estarão bastante fortalecidos, logo, a pessoa,  nesta altura,  já é uma presa fácil do caos mental,  espiritual.  Então o que fazer?  Em primeiro lugar é importante a pessoa compreender que lutar não adianta, porque só fortalecerá os pensamentos desorganizados.  Assim, se faz necessário uma atitude completamente nova, diferente. Neste caso, o caminho mais eficaz é a atenção sem julgamento,  que com certeza irá gerar um sentido de presença, este sentido de presença irá inibir todo ataque de pensamentos caóticos, ocorre algo parecido com a parábola de Jesus, o cristo, que salientou: "Que  ao limpar a casa mental, espiritual, o ente humano não deve deixá-la vazia,  pois, os espíritos impuros,  (espírito impuro é o mesmo que pensamento impuro), desorganizado, estes  pensamentos negativos retornarão  acompanhados  com uma legião bem mais nosciva". Ademais a mente deve ser preenchida com a presença. Acredite  tal mensagem é muito verdadeira, é assim que ocorre. Limpar a casa e permanecer presente, eis o único caminho, para sair da prisão.
      Contudo,  não adianta apenas combater,  eliminar tais pensamentos, porque  inicialmente pode parecer positivo, mas  em pouco tempo os pensamentos negativos retornarão com bastante violência. Saliento, que só a atenção permanente  efetivará  o sentido de presenca, e a presença permanente vai eliminar de forma evidente,  contundente  os caóticos invasores. No entanto, o  hábito de muito anos vai fazer com que os pensamentos indesejáveis retornem. Por isso,   Eckhart Tolle, em seu livro o poder do Agora,  afirmou:  "a presença ocorre através da prática do agora, com a plena aceitação de cada momento". Posto que a   persistência na prática do momento presente, com certeza, eliminará de forma definitiva, o tagarelar da mente,  eis a  pura verdade.
        Eliminando a desorganização mental a pessoa irá extirpar todo o pensamento negativo, logo,  uma nova vida bem mais eficaz nascerá  livre de todo sofrimento. Informo que não adianta a repetição de mantras positivos, porque é totalmente ineficiente para eliminar tão poderoso inimigo, tampouco a mudança mental ou espiritual  ocorrerá de forma fácil, pois, o inimigo é bastante poderoso. Está no sangue.
     Só com a atenção ao momento presente, com plena aceitação,  que os resultados permanentes  começarão a aparecer. Desta forma, fica evidenciado,  que não estou oferecendo uma porção mágica, porque nada acontecerá sem um permanente trabalho, digo trabalho, não luta. No entanto, este caminho para liberdade interior  e  só para os raros, que  com certeza é uma imensa minoria.  Mas,apesar das dificuldades vale a pena  seguir tal caminho. Sair da prisão interior. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios