O que nos perturba está fora ou dentro de nós? Se está fora somos condenados a um eterno mal estar produzido pelas coisas. Portanto, não poderíamos ser proativos,apenas reativos. Nada.poderíamos fazer para modificar o indesejável. Nesta pérola de Epicteto, ( sábio estóico, preceptor de Marcus Aurelius), é salientado que nossa visão sobre os acontecimentos, sobre as coisas que determinam nossa aceitação ou repulsa... Interessante nossa aceitação e repulsa está sobre nosso encargo ou poder, logo poderemos modificar nossa visão, nossa crenças negativas que nos faz.sofrer por visões ou crenças melhores. Assim, quando sofremos,sofremos não pelo que nos acontece,mas pela visão que temos sobre o que está ocorrendo. Sartre afirma a mesma coisa ao salientar:" o que importa não é o que fazem conosco, mas o que fazemos com o que fazem conosco". Logo somos responsáveis por nossas escolhas.
Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância. Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!