O tempo para Kant é fundamental para o homem. Por isso a noção de tempo no homem é inata, não depende dos sentidos, da experiência. Santo Agostinho divide o tempo em tempo dos homens e tempo de Deus. No tempo de Deus não existe dança temporal, temporalidade. Já no tempo dos homens existe a temporalidade com sua dança onde futuro vira presente e presente vira passado, só que Agostinho presentifica o presente, passado e futuro. Ficando futuro presentificado, presente presentificado, e passado presentificado, tal procedimento visa demonstrar que tal tempo está no momento presente. O tempo de Deus é a eternidade sem temporalidade.
No entanto ao falar do agora estou abstraindo a dança temporal, posto que estou referindo - me ao instante, ao eterno momento. O agora é sempre o momento presente, sem futuro, tampouco sem passado. Portanto, viver o agora é viver sem expectativas, sem vi a ser, sem medo. É saber que cada momento é único e quando findar deve ser largado, posto que o agora continua cobrando atenção. Simples! Mas requer atenção...
O poeta Fernando Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade. No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano. Assim, não aceito que o homem seja
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